Como definir família?

Índice

Como definir família?

Como definir família?

Segundo o estatuto, família é “o núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio de casamento ou união estável, ou ainda por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes”.

Qual o conceito da família?

  • Família. Esse é um conceito estruturante da nossa sociedade. Muito das nossas vidas gira em torno desse tipo de relação e, se pensarmos rapidamente, pode até parecer que há uma definição consensual entre as pessoas do que isso significa.

Qual a classificação da família?

  • Pela lei, espera-se que o ambiente familiar seja um lugar de afeto, cuidado, segurança, conforto e bem-estar proporcionando o respeito à dignidade de cada um de seus membros. Em Biologia, a família é uma categoria da classificação sistemática posicionada entre o gênero e a ordem.

Qual é a família matrimonial?

  • A família matrimonial é considerada aquela definida pela oficialização do matrimônio (civil ou religioso. Nesse caso, o casal pode ou não possuir filhos (biológicos ou adotivos). A família informal possui a mesma configuração e o mesmo amparo legal da família matrimonial, entretanto, é baseada na união estável, não oficializada, do casal.

Quem é a família predominante na nossa sociedade?

  • Hoje, a família predominante na nossa sociedade segue uma definição patriarcal, sendo constituída pelo par homem-mulher, em que o homem é colocado como centralidade se sobrepondo à mulher. Mas nem sempre as coisas aconteceram dessa forma e o surgimento desse tipo de organização familiar pode ser melhor compreendido historicamente.

Postagens relacionadas: