O que significa alternância de gerações Brainly?

Índice

O que significa alternância de gerações Brainly?

O que significa alternância de gerações Brainly?

A alternância de gerações é um fenômeno presente no ciclo de vida de todas as plantas e também em algumas algas e fungos. Essa alternância significa que durante a vida da planta ela passará por uma fase haploide, denominada de gametófito, que se alternará com a geração diploide, conhecida como esporófito.

O que significa dizer que alguns cnidários apresentam alternância de gerações?

A alternância de gerações, heteromorfia ou ciclo haplodiplobionte é uma forma de reprodução encontrada em todas as plantas e nos celenterados/cnidários. Nesses organismos ocorre uma reprodução por via assexuada (não ocorre troca de gametas) e uma fase sexuada (ocorre troca de gametas).

Como ocorre a reprodução por alternância de gerações de alguns cnidários?

Os cnidários apresentam reprodução com gerações alternadas, isto é, passam do pólipo para a medusa durante seu ciclo de vida. Os pólipos têm reprodução assexuada; as medusas, sexual. Existem algumas espécies de medusas que separam os sexos, produzem óvulos e espermatozóides.

Quais são as vantagens da possibilidade da reprodução por alternância de gerações?

A reprodução por alternância de gerações acumula as vantagens da reprodução sexuada e da assexuada. Quando um ser vivo se reproduz através de uma estratégia sexuada, consegue que sua prole tenha uma diversidade genética muito rica, o que favorece a adaptação e sobrevivência da espécie.

O que é alternância de gerações nas medusas?

Diversas espécies de cnidários possuem uma forma de reprodução conhecida por alternância de gerações, em que as medusas, que são sexuadas, dão origem aos pólipos, e estes, por sua vez, dão origem às medusas por reprodução assexuada.

Postagens relacionadas: