Como se originam as células adiposas?

Índice

Como se originam as células adiposas?

Como se originam as células adiposas?

As células adiposas uniloculares se originam no embrião, através das células mesênquimais, os lipoblastos. Além disso, a mobilização dos triglicerídeos pode ocorrer através de atividades físicas intensas e jejuns prolongados.

Quais são as características de cada tecido adiposo?

O tecido adiposo é um tipo especial de tecido conjuntivo que apresenta como característica mais marcante a presença de células especializadas no armazenamento de lipídios. Essas células são conhecidas como adipócitos ou células adiposas.

Quais os tipos de tecido adiposo e suas características?

Enquanto no tecido adiposo unilocular temos células grandes, no tecido adiposo multilocular, essas são pequenas e de formato poligonal. O tecido adiposo multilocular é especializado na produção de calor, estando relacionado, portanto, com a manutenção da temperatura corpórea.

Quais são as células adiposas?

  • Células Adiposas São células arredondadas que armazenam grande quantidade de energia sob forma de depósitos de triglicérides (gorduras neutras), apresentando praticamente todo o seu citoplasma ocupado por esta substância de reserva.

Qual a função do tecido adiposo?

  • O tecido adiposo apresenta as funções de isolante térmico, de proteção dos órgãos contra choques mecânicos e de reserva energética. A gordura constitui uma forma eficiente de armazenamento de calorias porque apresenta cerca do dobro da densidade calórica dos carboidratos e das proteínas.

Como o lipídio é extraído do tecido adiposo?

  • Nos preparados histológicos de rotina, o lipídio é extraído durante o processo de desidratação com solventes orgânicos, o que dá o aspecto de uma rede delicada de polígonos irregulares. O tecido adiposo apresenta as funções de isolante térmico, de proteção dos órgãos contra choques mecânicos e de reserva energética.

Quais são as células do tecido adiposo multilocular?

  • As células do tecido adiposo multilocular são menores que as do tecido adiposo comum e tem forma poligonal, o citoplasma é carregado de gotículas lipídicas de vários tamanhos e contém numerosas mitocôndrias, cujas cristas são particularmente longas, podendo ocupar toda a espessura da mitocôndria, apresentam o núcleo arredondado e centralizado.

Postagens relacionadas: