O que é alterações degenerativas na articulação acromioclavicular?

Índice

O que é alterações degenerativas na articulação acromioclavicular?

O que é alterações degenerativas na articulação acromioclavicular?

Dá-se o nome de artrose acrômio-clavicular ao desgaste da articulação que se encontra entre a clavícula e um osso chamado de acrômio. Este desgaste na articulação é mais frequente em atletas, praticantes de musculação e trabalhadores que usam muito os braços, podendo causar dor e dificuldade nos movimentos.

O que pode ser dor na clavícula?

O incômodo nesse osso longo e fino pode ser causado por uma série de fatores, que estão ou não relacionados a traumas. Além do osso em si – que pode sofrer fratura, infecção e luxação, a dor na clavícula pode ser resultado de lesões em ligamentos e cartilagens.

Quais são os sintomas da artropatia acromioclavicular?

  • Na artrose ou artropatia degenerativa da articulação acromioclavicular ocorre um desgaste da cartilagem podendo causar dor e incômodo. Quais são os sintomas da artrose ou artropatia degenerativa acromioclavicular?

Como é o tratamento da artrose acromioclavicular?

  • O tratamento da artrose acromioclavicular é preferencialmente não cirúrgico . É utilizado anti-inflamatórios, analgésicos e o tratamento fisioterápico. Devem também ser evitados movimentos repetitivos de elevação dos ombros, especialmente aqueles com carga. O tratamento fisioterápico pode ser prescrito. Com os seguintes objetivos:

Qual a causa da lesão acromio-clavicular?

  • A articulação acromio-clavicular, quando lesada, tem tendência para sofrer processos de artrite com dor. A lesão pode ser causada por uma força direta, como uma queda sobre o ombro, ou indireta, quando a queda é sobre a mão e o braço está em extensão. O diagnóstico baseia-se na história clínica e no exame médico.

Quais são os sinais de luxação acromioclavicular?

  • Presença de os acromiale, com pequena distensão líquida na região da sincondrose. Sinais residuais de luxação acromioclavicular caracterizada por descontinuidade dos ligamentos próprios da articualção, derrame articular e edema da medular óssea do componente clavicular.

Postagens relacionadas: