O que é um intertexto?

Índice

O que é um intertexto?

O que é um intertexto?

Significado de Intertexto substantivo masculino [Literatura] Texto literário anterior a outro, que o influencia ou é usado como referência na sua composição. Etimologia (origem da palavra intertexto). Inter + texto. adjetivo Que se entreteceu, intercalou; colocado no meio de; entretecido.

Quais são os exemplos de intertextualidade?

  • Um dos exemplos de intertextualidade mais conhecidos talvez seja a música Monte Castelo, da Legião Urbana. Nela, é possível encontrar trechos dos versículos bíblicos 1 e 4, do capítulo 13 de Coríntios. Ainda há citação de trechos da obra “Sonetos”, de Luís Vaz de Camões ().

Qual é a intertextualidade do poema?

  • Esse tipo de estratégia textual é muito comum na literatura brasileira, recorrente principalmente no gênero poema. Veja outro exemplo de intertextualidade: Canção do Exílio. (Gonçalves Dias) Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas,

Como a intertextualidade pode ser construída?

  • A intertextualidade pode ser construída de maneira explícita ou implícita. Na intertextualidade explícita, as fontes nas quais o texto baseou-se ficam claras e acontece de maneira intencional. Este tipo de intertextualidade pode ser encontrada principalmente nas citações, nos resumos, resenhas, traduções e em diversos anúncios ...

Quando a intertextualidade é explícita?

  • A intertextualidade é explícita quando a referência ao texto-fonte é clara e de fácil percepção, não sendo necessários conhecimentos prévios específicos por parte do leitor. A intertextualidade implícita é menos evidente, não é tão fácil identificá-la e exige do leitor conhecimentos prévios.

Postagens relacionadas: