O que significa a sigla AFBM?

Índice

O que significa a sigla AFBM?

O que significa a sigla AFBM?

Alterações funcionais benignas das mamas (AFBM) AFBM são alterações totalmente benignas. A chance de uma mulher com dor mamária vir a ter um tumor de mama é a mesma das outras mulheres, ou seja, quem tem dor mamária não tem risco elevado de câncer.

Quais são as alterações benignas das mamas?

  • Alterações Benignas das Mamas É o principal sintoma das alterações funcionais benignas das mamas, caracterizadas além da dor, pelo espessamento e nodularidade do tecido mamário. Quase sempre existe aumento de intensidade do quadro nos dias pré-menstruais.

Qual é o termo utilizado para substituir a doença mamária?

  • Termo atualmente utilizado para substituir o que até pouco tempo se denominava "displasia mamária", ou "doença fibrocística", ou, ainda, "mastopatia fibricística". Estes termos caíram em desuso, pois se concluiu que não se trata de uma doença, mas sim de desordens fisiológicas do desenvolvimento e da involução da mama.

Por que o câncer de mama pode ser removido?

  • As alterações fibrocísticas podem fazer com que as mamas tenham um aspecto denso nas mamografias e, com isso, dificultam a detecção do câncer de mama. Se houver apenas um nódulo ou se um nódulo parecer ser diferente dos outros nódulos, o nódulo pode ser removido.

Quais as causas da dor mamária?

  • Existem outras causas da dor mamária, como inflamações, traumas físicos, distúrbios emocionais e nevralgias, que requerem tratamento diferenciado. O fibroadenoma representa lesão benigna, de formato nodular, originária nos lóbulos mamários.

Postagens relacionadas: