Qual a diferença entre aluno especial e regular?

Índice

Qual a diferença entre aluno especial e regular?

Qual a diferença entre aluno especial e regular?

A (o) aluna(o) especial, é aquela(e) que se inscreve em disciplina de forma independente, sem ter feito processo seletivo. As exigências na disciplina são as mesmas do aluno regular. A inscrição e seleção ocorrem após as matrículas da(o)s aluna(o)s regulares.

O que é um aluno especial?

Alunos especiais são aqueles matriculados em disciplinas isoladas, sem vínculo com um programa de pós-graduação. A inscrição como aluno especial na USP deve ser realizada na secretaria de pós-graduação da disciplina ou curso de seu interesse, nas datas estabelecidas no calendário acadêmico de cada unidade de ensino.

O que é ser aluno regular?

É o estudante cujo andamento temporal do curso coincide com o andamento curricular. Assim, no primeiro ano de curso, ele cursaria os componentes referentes ao primeiro e segundo semestres letivos (no caso de regime semestral) ou do primeiro ano de sua integralização curricular (no caso de regime anual).

O que é aluno especial no doutorado?

Categorizando, aluno especial é todo aquele inscrito para cursar disciplinas isoladas oferecidas em um Programa de Pós-Graduação Stricto sensu. ... Para vincular-se ao Programa, o Aluno Especial deverá ser aprovado no Processo Seletivo como Aluno Regular e matricular-se como tal.

Como funciona aluno especial?

Mais comum na pós-graduação, esse "regime especial" significa que o aluno pode cursar disciplinas individuais sem estar matriculado. Assim, ele conhece melhor a área escolhida, descobre se aquela pós-graduação é mesmo a que está buscando e, inclusive, adianta créditos, caso opte pelo ingresso posterior.

O que é discente especial?

O(A) discente com matrícula especial não tem vínculo com o programa, podendo somente cursar disciplinas isoladas, que podem ser aproveitadas quando ingressar como discente regular do programa.

O que significa vínculo regular?

Resposta: Os comentários precedentes já responderam a esta questão: aluno regular é aquele que mantém incólume, sem desfazimento ou desligamento, o vínculo decorrente da matrícula.

O que é um aluno não regular?

Entende-se por aluno não regular o candidato que manifeste interesse em cursar disciplinas isoladas, sem cumprir os requisitos indispensáveis para a obtenção do título de Mestre ou Doutor, ou que declare intenção de transferir os créditos obtidos em disciplinas para integralizar os estudos pós-graduados em outros ...

O que é aluno especial UFBA?

O estudante que efetivar inscrição em componentes curriculares será denominado de Aluno Especial. ... O aluno, na condição de especial, poderá se inscrever no mesmo componente curricular até, no máximo, duas vezes.

Qual a diferença entre o aluno especial e o regular de mestrado?

  • O aluno especial de mestrado, normalmente, tem acesso a tudo que acontece dentro da disciplina que ele ou ela está matriculado. Essa pessoa também realiza todas as avaliações da disciplina. Na prática, a diferença entre o aluno especial é o aluno regular de mestrado é inexistente dentro do escopo de uma disciplina.

Qual é o vínculo entre aluno regular e aluno regular?

  • Aluno especial (sem vínculo) e aluno especial vinculado à outra Instituição de Ensino Superior (IES) ou outro programa de pós-graduação. O aluno regular é aquele que é matriculado nos cursos de mestrado ou doutorado das pós-graduações stricto-sensu, portanto, são alunos que possuem vínculo com a universidade e o programa de pós-graduação.

Qual o próximo passo para ser aluno especial?

  • Após conseguir adentrar o Programa como Aluno Especial e ser aprovado na disciplina é chegada a hora do próximo passo: ser aluno regular. Para vincular-se ao Programa, o Aluno Especial deverá ser aprovado no Processo Seletivo como Aluno Regular e matricular-se como tal.

Quem é aluno especial na pós-graduação?

  • Aluno especial é qualquer aluno inscrito em disciplinas isoladas da pós-graduação, seja no mestrado ou no doutorado. Esse aluno não possui vínculo com o programa de pós-graduação. Mas há também outra situação que o aluno é considerado como aluno especial nos cursos de pós-graduação.

Postagens relacionadas: