Porque a água tem um alto calor específico?

Índice

Porque a água tem um alto calor específico?

Porque a água tem um alto calor específico?

A água possui um alto calor latente de vaporização, pois suas moléculas estão muito coesas, graças às pontes de hidrogênio. Para que haja mudança de estado, essas pontes de hidrogênio precisam ser rompidas, e esse processo tem um alto custo energético.

Qual a definição do calor específico?

  • No estudo da Calorimetria, o calor específico está presente na definição matemática do calor sensível e da capacidade térmica de um material. Alguns fenômenos cotidianos podem ser mais bem compreendidos a partir da definição de calor específico.

Por que o calor específico é medido?

  • No Sistema Internacional (SI), o calor específico é medido em J/Kg.K (Joule por quilograma e por Kelvin). No entanto, é muito comum ser medido em cal/g.°C (caloria por grama e por grau Celsius). 1 cal = 4,186 J.

Como calcular o calor específico?

  • Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula: c = Q/m. Δθ ou c = C/m No Sistema Internacional (SI), o calor específico é medido em J/Kg.K (Joule por quilograma e por Kelvin).

Qual é o calor específico da água?

  • Calor específico é a quantidade calor necessária pra elevar em 1ºC a temperatura de 1g de substância, sem que haja mudança de estado físico. A água possui calor específico = 1, o que é considerado um valor elevado, isso faz com que ela possa tanto ceder como absorver muita quantidade de calor sem que haja alteração no seu estado físico.

Postagens relacionadas: