O que determina a altura e intensidade do som?

Índice

O que determina a altura e intensidade do som?

O que determina a altura e intensidade do som?

A frequência (f) de uma onda sonora é medida em Hz, essa frequência define a sua altura, isto é, quanto maior é a frequência do som, mais agudo, ou alto, esse som é. Ao contrário, sons de baixas frequências são chamados de sons graves, ou baixos.

Qual a Diferençã entre intensidade e duração?

A diferença entre um som intenso - ou forte - e um som fraco vem da amplitude de vibração da onda. Quanto maior a amplitude da onda, maior a pressão que a onda irá exercer no ar. A intensidade de uma onda é dada pela potência da fonte dividida pela área da superfície que está recebendo a onda sonora.

Como podemos diferenciar intensidade da altura em uma Ondo sonora?

A altura nos permite diferenciar os sons agudos dos sons graves: o som alto é um som agudo e o som baixo é um som grave. O fator que determina a altura do som é a frequência da onda. Sabemos que o ouvido humano é capaz de captar sons na faixa de frequência que vai de 0 Hz.

O que diferencia os sons?

A qualidade que nos faz distinguir os sons de diversas origens é definida como timbre. A diferença no timbre de diversos sons vem do fato de que as ondas sonoras possuem formatos diferentes. ... Observe a diferença entre a forma da onda sonora de um piano e de uma clarineta correspondente à nota dó.

Qual a intensidade e a altura do som?

  • Intensidade, timbre e altura são características, ou propriedades dos sons. A intensidade sonora refere-se à potência da fonte emissora, bem como à quantidade de energia que o som é capaz de transportar; o timbre diz respeito ao formato das oscilações sonoras e a altura, por sua vez, é determinada pela frequência do som.

Qual é a intensidade do som?

  • Para intensidade temos o seguinte significado: Qualidade do som que se prende com a energia utilizada pelo executante e a amplitude da vibração sonora, com sons mais fortes ou mais fracos. Pode ser entendido como uma certa força que você aplica no seu instrumento para extrair um determinado som.

Quais são as propriedades de sons com intensidade elevada?

  • Dessa forma, propriedades como frequência, intensidade, amplitude, etc., são fundamentais para o entendimento de tal ente físico. A exposição a sons com intensidade elevada pode provocar prejuízo à saúde, por esse motivo, órgãos fiscalizadores estabeleceram níveis sonoros que devem variar de acordo com o tipo de área urbana e o período.

Qual a intensidade do som de 30 decibéis?

  • Se tivermos um som de 20 decibéis, então temos um som 100 vezes, ou seja, 10 2 vezes, mais intenso que a sonoridade de referência e isso corresponde a uma intensidade de 10-10 W/m2. Usando o mesmo raciocínio, 30 decibéis correspondem a um som 10 3 vezes mais intenso que o limiar da audição e a uma intensidade de 10 -9 W/m 2 .

Postagens relacionadas: