Como calcular a altura útil de uma viga?

Índice

Como calcular a altura útil de uma viga?

Como calcular a altura útil de uma viga?

Figura 8 – Valores práticos para estimativa da altura das vigas. A altura das vigas deve ser preferencialmente modulada de 5 em 5 cm, ou de 10 em 10 cm. A altura mínima indicada é de 25 cm. Vigas contínuas devem ter a altura dos vãos obedecendo uma certa padronização, a fim de evitar várias alturas diferentes.

O que é altura útil da viga?

A altura útil, que é usada para o dimensionamento de blocos, pode ser estimada como um fator ou como subtraendo.

O que é altura útil de uma laje?

5 cm para lajes de cobertura não em balanço; 7 cm para lajes de piso ou de cobertura em balanço; 10 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kN; e 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN.

O que é dimensionar uma viga?

Dimensionar vigas de concreto armado ou qualquer outro elemento estrutural significa verificar várias etapas. Entre elas há a armadura transversal, distribuição da armadura longitudinal e a verificação das flechas. Realizar tudo isso manualmente demanda muito tempo, tornando a prática improdutiva.

Como se calcula uma viga de concreto armado?

De modo geral, no projeto de uma viga de concreto armado, o dimensionamento à flexão e o deslocamento vertical (flecha) determinam as dimensões da seção transversal e a armadura longitudinal. O dimensionamento da viga ao esforço cortante é normalmente feito na seqüência, determinando- se a chamada armadura transversal.

Qual o tamanho máximo de uma viga?

12 metros O vão máximo recomendado para vigas de concreto armado é de 12 metros. Acima disso, passa a ser uma estrutura muito pouco econômica e existem outras soluções melhores. Em contrapartida, o vão mínimo recomendado é de 3 metros.

Qual a altura mínima de uma laje?

19 cm Lajes maciças que estão em balanço, independente de ser piso ou cobertura, terão altura mínima de 19 cm, podendo ser reduzido até 10 cm ao ser aplicado um coeficiente de majoração dos esforços, presente na tabela abaixo.

Como determinar a altura da laje?

A única dimensão que não se conhece da laje é sua altura h. Para se ter uma primeira alternativa de altura de uma laje maciça, basta dividir o seu menor vão por 40, evitando alturas inferiores a 7 cm em lajes de piso comuns e 12 cm em lajes que suportem o tráfego de veículos.

Como diminuir a altura da viga?

  • Também pode ser devido à armadura longitudinal necessária por torção, que se reparte nas faces da viga, não encaixar nas tabelas de armadura disponíveis para essa seção de viga. Solução: Aumentar a altura da viga.

Qual a altura mínima das vigas?

  • A altura das vigas deve ser preferencialmente modulada de 5 em 5 cm, ou de 10 em 10 cm. A altura mínima indicada é de 25 cm. Vigas contínuas devem ter a altura dos vãos obedecendo uma certa padronização, a fim de evitar várias alturas diferentes. 7. INSTABILIDADE LATERAL DE VIGAS

Qual a definição de viga?

  • DEFINIÇÃO DE VIGA São elementos lineares em que a flexão é preponderante (item 14.4.1.1). Elementos lineares são aqueles em que o comprimento longitudinal supera em pelo menos três vezes a maior dimensão da seção transversal, sendo também denominada barras. 5. VÃO EFETIVO O vão efetivo (item 14.6.2.4)]

Qual o peso das vigas dos edifícios?

  • Prof. José Milton de Araújo - FURG 2 1- Cargas nas vigas dos edifícios peso próprio: pp=25Ac, kN/m (Ac= área da seção transversal da viga em m2) Exemplo: Seção retangular: 20x40cm: pp = 25x0,20x0,40 = 2kN/m alvenarias: pa=γatH, kN/m (γa= peso específico da alvenaria, t= espessura ; H= altura da parede)

Postagens relacionadas: