Qual é a função da alvenaria?

Índice

Qual é a função da alvenaria?

Qual é a função da alvenaria?

Alvenaria é um tipo de estrutura que utiliza pedras, tijolos ou blocos unidos por argamassa. O objetivo é oferecer resistência, vedar espaços e fornecer proteção acústica e térmica para a edificação.

O que é considerado serviço de alvenaria?

Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades unidas entre si ou não, por argamassa. Estas unidades podem ser blocos de cerâmica, de vidro, de concreto, pedras, tijolos etc. ... A alvenaria pode servir tanto como vedação ou como estrutura de uma edificação.

O que inclui obras de alvenaria?

Alvenaria é um conceito da construção civil que designa o conjunto de pedras, tijolos ou blocos que reunidos formam paredes, muros ou alicerces de uma edificação. ... Uma casa de alvenaria é uma casa cujas paredes e alicerces foram feitos de tijolos, pedras ou ainda blocos de cimento, e não de madeira, por exemplo.

Qual a função da alvenaria em ambientes?

  • Sobretudo, a alvenaria em ambientes tem como função ser usada como barreira e freio contra os efeitos do lado de fora e, também, garantir um maior conforto no imóvel. Além dessas características já citadas, vamos citar algumas outras:

Por que a palavra alvenaria é utilizada?

  • A palavra alvenaria é utilizada para designar a ocupação do pedreiro, profissional igualmente chamado de alvanel (aquele que pratica a alvenaria). Alvenaria também é o termo que designa a pedra bruta utilizada na construção de muros e paredes.

Qual a função da alvenaria “comum”?

  • A alvenaria “comum” demanda o uso de vigas e pilares, como parte da fundação. São esses componentes que mantêm a integridade e, por isso, são indispensáveis na construção tradicional. Na alvenaria autoportante, entretanto, a estrutura consegue se manter de pé sem esse tipo de apoio.

Quais foram os avanços da alvenaria?

  • A muralha da China e o Coliseu de Roma são outros exemplos de obras que marcaram o avanço da alvenaria ao longo da história. Durante o século XX, diversas pesquisas trouxeram desenvolvimento para a construção civil. Modelos matemáticos de cálculos e programas de arquitetura e engenharia permitiram a criação de novos materiais.

Postagens relacionadas: