O que influenciou o campo de estudos da alteridade no Brasil?

Índice

O que influenciou o campo de estudos da alteridade no Brasil?

O que influenciou o campo de estudos da alteridade no Brasil?

O campo de estudos da alteridade foi influenciado tanto pelas situações sócio-culturais do contexto nacional quanto no âmbito internacional. ... A modernidade ou a pós- modernidade, ao mesmo tempo em que uniformizam os padrões culturais também atuam nas relações sociais, diferenciando pessoas.

Que significa alteridade Segundo Nicola Abbagnano?

Segundo Nicola Abbagnano, lexicólogo que publicou um imenso dicionário de termos filosóficos, alteridade significa “ser outro, colocar-se ou constituir-se como outro”|2|.

Quais são os exemplos de alteridade?

  • Vejamos alguns exemplos de alteridade: Imagine que imigrantes e refugiados comecem a entrar em seu país, passando a habitar a sua cidade. Exercer a alteridade, nesse caso, é reconhecer que aquelas pessoas sofreram e que elas saíram de suas terras natais porque foram obrigadas ou porque queriam levar uma vida digna.

Por que a alteridade é uma prática?

  • Alteridade, muito mais que um conceito, é uma prática. Ela consiste, basicamente, em colocar-se no lugar do outro, entender as angústias do outro e tentar pensar no sofrimento do outro. Alteridade também é reconhecer que existem culturas diferentes e que elas merecem respeito em sua integridade.

Qual o conceito de alteridade na sociologia?

  • Conceito de alteridade Sociologia O conceito de alteridade refere-se ao processo de interação e socialização humana no convívio entre o “eu” e o “outro”.

Como reconhecer a alteridade?

  • Reconhecer a alteridade é o primeiro passo para a formação de uma sociedade justa, equilibrada, democrática e tolerante, onde todas e todos possam expressar-se, desde que respeitem também a alteridade alheia. Veja também: Desigualdade social – um dos resultados da falta de alteridade no âmbito social

Postagens relacionadas: