Como praticar o amor pelo próximo?

Índice

Como praticar o amor pelo próximo?

Como praticar o amor pelo próximo?

Pensando em todo esse retorno positivo que envolve os dois lados, veja algumas formas de praticar o amor ao próximo para você se inspirar.

  1. Cultive o hábito da solidariedade.
  2. Faça algum trabalho voluntário.
  3. Compartilhe coisas boas.
  4. Apoie projetos sociais.

Por que devemos amar o nosso próximo?

O amor ao próximo é o ensinamento mais forte vindo de Jesus Cristo. Pois, por meio dele é possível colocar em prática todos os outros ensinamentos. Afinal, quando amamos o próximo, fazemos ao outro tudo o que gostaríamos que fizessem conosco, como respeitar, acolher e ter empatia.

Como exercitar o amor?

Dicas para exercitar o amor ao próximo. Promova a bondade!

  1. Faça doações. ...
  2. Doe sangue. ...
  3. Seja um voluntário. ...
  4. Aniversário Solidário. ...
  5. Compre produtos que ajudem instituições. ...
  6. Console alguém que esteja passando por um momento difícil. ...
  7. Envie um e-mail simpático. ...
  8. Visite pessoas doentes e idosos.

Como praticar o amor segundo a Bíblia?

De acordo com a passagem da Bíblia em 1 Coríntios 13:4-7, "o amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

Como devemos amar o próximo?

  • Nós não vivemos em função de regras, mas sim de relacionamentos: um relacionamento de amor com Deus que torna possível nos relacionarmos em amor com os outros. Na Parábola do Bom Samaritano Jesus fornece um modelo perfeito de como devemos amar o próximo, ainda que esse próximo seja nosso inimigo (Lucas 10:25-37).

Como se amar a si mesmo?

  • Não entenda “amar a si mesmo” como ter apenas cuidados com o corpo, que seja em alimentar-se adequadamente, praticar esporte ou ter cuidados com a aparência em geral. Não é difícil encontrar pessoas com todos estes cuidados em ordem afirmando se amar, mas com baixa autoestima.

Por que não amamos o próximo?

  • Isso explica por que na Carta aos Romanos lemos que “quem ama o próximo tem cumprido a Lei” (Romanos 13:8-10). Em sua epístola, Tiago também enxergou esse mandamento como uma lei régia (Tiago 2:8). O apóstolo João, dedicou grande parte de sua primeira epístola a denunciar muito claramente o erro das pessoas que não amam a seu próximo.

Por que o amor ao próximo é parte essencial da Lei de Deus?

  • Conforme Jesus ensinou, a questão do amor ao próximo é parte essencial da Lei de Deus. O modelo da lei moral do Senhor expresso nos Dez Mandamentos é um exemplo claro disso. Os primeiros quatro mandamentos tratam do relacionamento do homem com Deus; enquanto que os outros seis mandamentos tratam do relacionamento do homem com o seu próximo.

Postagens relacionadas: