Quais são os testes de germinação?

Índice

Quais são os testes de germinação?

Quais são os testes de germinação?

O teste de germinação tem por objetivo determinar o potencial máximo de germinação de um lote de sementes, o qual pode ser usado para comparar a qualidade de diferentes lotes e também estimar o valor para semeadura em campo.

Como avaliar o vigor da semente?

al, (2009), os testes mais utilizados para a avaliação do vigor de sementes a nível de laboratório são os testes de velocidade de germinação, o qual pode ser realizado em conjunto com o teste de germinação ao realizar a primeira contagem de plântulas germinadas; o comprimento de plântula, onde avalia-se o comprimento ...

Quais as variáveis podem ser avaliadas em um teste de germinação?

Condições favoráveis são oferecidas no teste para a expressão da máxima germinação das sementes (BRASIL, 2009), podendo citar a umidade, temperatura, oxigênio e substrato, mas algumas espécies dormentes exigem ainda luz ou outros tratamentos pré-germinativos (POPINIGIS, 1985).

Como é feito o teste de tetrazólio?

Resumo: O teste de tetrazólio é um teste bioquímico que tem como principal objetivo determinar a viabilidade das sementes. Nesse teste as sementes são embebidas em uma solução incolor de 2,3,5 trifenil cloreto ou brometo de tetrazólio, indicadora do processo de respiração.

O que é o teste de tetrazólio?

Resumo: O teste de tetrazólio é um teste bioquímico que tem como principal objetivo determinar a viabilidade das sementes. Nesse teste as sementes são embebidas em uma solução incolor de 2,3,5 trifenil cloreto ou brometo de tetrazólio, indicadora do processo de respiração.

Como testar semente?

Para fazer o teste é importante colocar a semente enterrada a 1cm, exercendo uma pequena pressão com água e um fotoperíodo controlado. O solo também pode ser utilizado como substrato, porém, para obter resultados mais precisos não se deve utilizá-lo, principalmente em laboratório.

Qual o princípio do teste de tetrazólio qual sua deficiência?

Resumo: O teste de tetrazólio é um teste bioquímico que tem como principal objetivo determinar a viabilidade das sementes. ... Os íons H+ liberados durante a respiração dos tecidos vivos interagem com o tetrazólio, o qual é reduzido a um composto vermelho.

Qual o prazo de validade do teste de germinação?

  • O prazo de validade do teste de germinação é de 8 meses, excluído o mês em que foi realizada a análise (SEAB, 1996). TABELA 4 - Prescrições para a execução do teste padrão de germinação.

Quais foram os testes de germinação?

  • Na primeira fase do trabalho foram realizados os testes de germinação, primeira contagem de germinação, emergência de plântula em campo, índice de velocidade de germinação, condutividade elétrica, teste de frio e uma variação do teste de envelhecimento acelerado (tempos de armazenamento na estufa de horas a 42 ºC).

Como avaliar a germinação de sementes?

  • O objetivo é avaliar a percentagem de ocorrências germinativas das sementes para fins de semeadura. Mas, alguns conceitos devem ser conhecidos antes da montagem do teste padrão de germinação (BRASIL, 1992).

Quanto tempo irão usar os germinadores?

  • A maioria das temperaturas que irão regular os germinadores são alternadas (exemplo, 20- 35 ºC), significando que durante as 8 horas de trabalho, durante o dia, deve ser usada a maior temperatura e durante as 16 horas restantes deve ser usada a menor temperatura.

Postagens relacionadas: