Qual a diferença entre Auxílio-doença e Auxílio-doença?

Índice

Qual a diferença entre Auxílio-doença e Auxílio-doença?

Qual a diferença entre Auxílio-doença e Auxílio-doença?

Em outras palavras, é um benefício concedido sempre que um segurado fica doente ou sofre um acidente. ... Já o auxílio-doença acidentário é o que se deve ao trabalhador que sofre um acidente de trabalho ou desenvolve uma doença ocupacional (doença provocada por fatores do ambiente de trabalho).

O que significa auxílio 31?

O benefício de auxílio doença quando da sua concessão pelo INSS será lhe atribuído um número que determina sua espécie. ... Então, a espécie 31 significa que trata-se de doença comum. Já a espécie 91 significa que ocorreu um acidente de trabalho ou doença profissional.

Quem tem direito ao auxílio-doença 2021?

Trabalhadores desempregados que já tenham contribuído com a Previdência podem receber o auxílio-doença, desde que atendam aos critérios definidos em lei. ... O prazo poderá ser prorrogado por até 24 meses se o trabalhador tiver contribuído ininterruptamente por dez anos, por exemplo.

Qual o benefício do auxílio-doença?

  • O auxílio-doença é um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS acometido por uma doença ou acidente que o torne temporariamente incapaz para o trabalho. No entanto, há duas espécies de auxílio-doença, o comum (identificado pela Previdência com o código B31) e o acidentário (B91).

Quais são as diferenças entre auxílio doença acidentária e auxílio doença comum?

  • Quais as diferenças entre o auxílio doença acidentário e o auxílio doença comum? Muitas pessoas ainda confundem o auxílio doença acidentário e o auxílio doença comum que, apesar das semelhanças nos nomes, tratam-se de dois benefícios totalmente distintos. A seguir, veja a diferença entre eles.

Qual a idade mais comum para receber o auxílio-doença?

  • A mais comum é de 12 meses (ou 12 pagamentos), ou seja: é preciso que o trabalhador tenha feito pelo menos 12 contribuições ao INSS para ter direito ao auxílio-doença. Então, se uma pessoa começou a contribuir em 18 e continuou contribuindo por 12 meses, já cumpriu a carência em 19.

Quando foi feita a lei do auxílio-doença?

  • Mas em junho do mesmo ano foi feita uma lei que mudou novamente esse assunto: agora é necessário contribuir novamente durante 6 meses para ter direito ao auxílio-doença depois de ter perdido a qualidade de segurado.

Postagens relacionadas: