Quais as principais características epidemiológicas da cólera?

Índice

Quais as principais características epidemiológicas da cólera?

Quais as principais características epidemiológicas da cólera?

Descrição. Infecção intestinal aguda, causada pela enterotoxina do bacilo da Cólera Vibrio cholerae, frequentemente assintomática ou oligossintomática, com diarreia leve. Pode se apresentar de forma grave, com diarreia aquosa e profusa, com ou sem vômitos, dor abdominal e câimbras.

Qual é o principal reservatório da cólera?

O agente etiológico da cólera é o Vibrio cholerae toxigênico dos sorogrupos O1 ou O139. RESERVATÓRIO: Os reservatórios comprovados são o homem e o ambiente aquático.

Quais as principais funções da epidemiologia?

Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e ...

Quais são as complicações da cólera?

Quais são as complicações que a cólera pode causar?

  • choque hipovolêmico (diminuição da quantidade de sangue circulante no corpo);
  • necrose renal;
  • fraqueza intestinal;
  • queda de potássio no sangue, levando a arritmias cardíacas;
  • hipoglicemia, com convulsões e coma em crianças.

Quais as principais funções da Epidemiologia como eixo das ações de saúde?

Epidemiologia

  • Relatar a disseminação e a importância do agente causador da doença em relação com as dificuldades da saúde entre as populações humanas.
  • Gerar informações que sirvam de base para a prevenção, moderação e tratamento das doenças, estabelecendo prioridades.
  • Identificar a causa e origem da doença.

Qual a função da Epidemiologia na área da saúde?

A Epidemiologia oferece à Saúde Pública explicações para os problemas de saúde das populações, o que permite à Saúde Pública, saber como e quando agir, através de intervenções adequadas e resolutivas.

Quais os tipos de investigação epidemiológica?

  • A investigação epidemiológica pode ser, basicamente, de três tipos: Epidemiologia descritiva, Epidemiologia analítica e Epidemiologia experimental. Thrusfield menciona ainda a existência da Epidemiologia teórica. 1) Epidemiologia descritiva Ocupa-se de observar a distribuição e a progressão da enfermidade na população.

Quais são as aplicações da epidemiologia?

  • Uma tarefa fundamental dos epidemiologistas é entender o processo de julgamento de causalidade, e isto é fei- to no Capítulo 5. As aplicações da epidemiologia nas diversas áreas de Saúde Pública são abordadas nos seguintes capítulos: doenças crônicas não transmissíveis (Capítulo

Qual é a avaliação física?

  • Uma avaliação física baseia-se em três pilares: avaliar, analisar e prescrever. É o momento da coleta de dados que o professor realiza através da avaliação física.

Quais são os objetivos da epidemiologia?

  • De acordo com Forattini, os objetivos da Epidemiologia são: 1) Descrição da história natural das doenças e dos agravos à saúde. 2) Descoberta das causas das enfermidades e dos meios adequados pra afastá-las da população. Segundo Rosenberg, o objetivo final da Epidemiologia é o bem-estar da comunidade.

Postagens relacionadas: