O que é uma avaliação diagnóstica de retorno?

Índice

O que é uma avaliação diagnóstica de retorno?

O que é uma avaliação diagnóstica de retorno?

A avaliação diagnóstica na retomada das aulas tem o objetivo de avaliar como foi a aprendizagem dos alunos durante o ensino remoto, no período de pandemia, para verificar sua eficácia, sua contribuição para o desenvolvimento dos alunos e seus pontos que necessitam de recuperação.

O que é avaliação ADR?

Avaliação Diagnóstica de Retorno (ADR)

Quais sãos os principais objetivos da aplicação de uma avaliação diagnóstica?

O principal objetivo de uma avaliação diagnóstica é reconhecer e caracterizar as etapas de aprendizagem em que os alunos estão posicionados. Com essa avaliação, é possível também identificar as limitações e aptidões de cada estudante, além de conceitos e habilidades dominadas ou negligenciadas por cada um.

Qual será o futuro da avaliação diagnóstica?

  • 2020 é um ano que entrou para a história, já que o mundo teve de se adaptar a uma nova realidade pós-pandemia, o que será sucedido pelo tão comentado “novo normal”. No cenário da educação, um instrumento ganha ainda mais força: a avaliação diagnóstica.

Como as avaliações diagnósticas podem ser feitas?

  • “As avaliações diagnósticas podem ser feitas sem os detalhes das exceções, mas com base na essência dos conceitos trabalhados”, orienta Marly.

Quais são os resultados da avaliação?

  • Os resultados da avaliação oferecem um diagnóstico da turma e a identificação dos alunos que precisam de maior orientação, permitindo ao professor elaborar um plano de ação com intervenção pedagógica para atender a essas necessidades.

Qual a avaliação diagnóstica da aprendizagem?

  • A avaliação diagnóstica da aprendizagem sempre foi fundamental e terá ainda um destaque ainda maior neste cenário de equalização da aprendizagem. Dessa forma, os alunos terão uma base em comum para seguir com seus estudos e, assim, condições mais justas de competir por vagas no ensino superior.

Postagens relacionadas: