Quais os parâmetros avaliados na avaliação geriátrica ampla agá?

Quais os parâmetros avaliados na avaliação geriátrica ampla agá?

Quais os parâmetros avaliados na avaliação geriátrica ampla agá?

Avalia as 4 principais dimensões (capacidade funcional, condições médicas, funcionamento social e saúde mental) a partir dos seguintes parâmetros:

  • equilíbrio, mobilidade e risco de quedas;
  • função cognitiva;
  • condições emocionais;
  • deficiências sensoriais;
  • capacidade funcional;
  • estado e risco nutricional;

Qual é o objetivo da avaliação geriátrica ampla?

A Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) tem o objetivo de diagnosticar precocemente problemas de saúde e de condições de vida. Entender condições da moradia e mobilidade, cognição e estado nutricional entre outros fatores, pode ser determinante para um envelhecimento saudável.

Quais são os domínios que normalmente compõem a avaliação geriátrica ampla?

Dimensões da avaliação geriátrica ampla (AGA)
DomínioAvaliação
Funcionalidade– Escala de Katz (ABVD) – Escala de Lawton (AIVD) – Índice de Barthel
Cognição– 10-Point Cognitive Screener (10-CS) – Miniexame do Estado Mental (MEEM) – Montreal Cognitive Asessment (MoCA)

O que é a AGA?

AGA ou avaliação geriátrica ampla consiste em uma ferramenta composta por escalas que dimensionam globalmente o paciente idoso permitindo identificar quais são os idosos com maior fragilidade, além de questão escala avalia multidimensionalmente o indivíduo e utilizando o método centrado na pessoa.

O que é o Aga?

O termo “Avaliação Geriátrica Ampla (AGA)” começou a ser utilizado por Marjory Warren, no Reino Unido, no final da década de trinta. ... Ela difere do exame clínico padrão por enfatizar a avaliação da capacidade funcional e da qualidade de vida e por basear-se em escalas e testes quantitativos.

Quais os parâmetros avaliados na avaliação geriátrica ampla agá )?

Na AGA são avaliados os seguintes parâmetros: 1. Equilíbrio e mobilidade; 2. Função cognitiva; 3.

O que é a avaliação geriátrica ampla e quais parâmetros Ela avalia?

A AGA é sempre multidimensional, freqüentemente interdiscipli- nar e tem por objetivo determinar as fragilidades do idoso, principalmente com relação à sua capa- cidade funcional, objetivando o planejamento do cuidado e o acompanhamento a longo-prazo.

Quais os principais parâmetros avaliados na AGA?

Condições emocionais / presença de sintomas depressivos; 5. Disponibilidade e adequação de suporte familiar e social; 6. Condições ambientais; 7. Capacidade funcional - Atividades da Vida Diária (AVD) e Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD); 8.

Qual a avaliação geriátrica?

  • A avaliação geriátrica se baseia em diagnósticos funcionais interdisciplina- res, sendo correntemente denominada Avaliação Geriátrica Ampla. Inicia-se pela avaliação do estado funcional, dimensão central nesse contexto. Este pode ser definido como o nível no qual a pessoa desempenha funções e ati- vidades da vida diária.

Qual a avaliação geriátrica do idoso?

  • Muitas condições peculiares nessa faixa etária, como as demências e as quedas, passam despercebidas ou são mal dimensionadas pela avaliação clínica padrão. O processo diagnóstico e, por vezes de direcionamento terapêutico do idoso é conhecido como “Avaliação Geriátrica Ampla”

Qual a escala de depressão geriátrica?

  • Em relação ao rastreio psiquiátrico, existe a Escala de Depressão Geriátrica, composta por 15 perguntas de “sim” ou “não”, em que uma pontuação acima de 5 indica alto risco de depressão. Importante lembrar que esses testes e escalas são apenas para rastreio e não fazem diagnósticos desses distúrbios.

Quais os benefícios da AGA?

  • Mesmo com alguns resultados conflitantes, a AGA segue como modelo de referência para o cuidado de idosos no ambiente hospitalar e na comunidade, tanto na atenção primária quanto na atenção especializada. Os benefícios da AGA dependem da população, do formato de aplicação e do local de estudo.

Postagens relacionadas: