O que é ateromatose Carotidea e vertebral?

Índice

O que é ateromatose Carotidea e vertebral?

O que é ateromatose Carotidea e vertebral?

O que é ateromatose carótida interna bilateral e vertebral direita? A ateromatose carotídea é uma doença obstrutiva causada pelo depósito de placas de colesterol na parede deste vaso. Da mesma forma que atinge as coronárias (no coração), este fenômeno ocorre nas artérias que nutrem o cérebro.

Por que a ateromatose pode causar trombose?

  • A ateromatose também deixa a parede da artéria irregular, favorecendo assim a formação de coágulos, que podem se desprender e causar uma trombose. O trombo pode entupir a artéria e causar infarto, embolia pulmonar, acidente vascular cerebral ("derrame"), entre outras complicações.

Como é diagnosticada a ateromatose?

  • Como é diagnosticada? O médico responsável por acompanhar o caso – preferencialmente um cardiologista – pode diagnosticar um quadro de ateromatose aórtica de diversas maneiras. Com um ultrassom Doppler, por exemplo, as ondas sonoras de alta frequência exibem as artérias do paciente.

Qual a origem do termo ateromatose?

  • O termo se origina das palavras gregas athero, que significa pasta, e esclerose, que significa dureza. Já a ateromatose ou aterosclerose é um subgrupo da arteriosclerose, uma doença que atinge artérias médias e grandes, como a aorta, em decorrência do acúmulo de placas ou coágulos.

Qual a gravidade da ateromatose?

  • A ateromatose - doença caracterizada pela formação de placa de ateroma nas artérias do corpo - quando não associada a lesão que cause estenose com redução importante da passagem de sangue não tem gravidade.

Postagens relacionadas: