Quais as características do concreto protendido?

Quais as características do concreto protendido?

Quais as características do concreto protendido?

Concreto protendido consiste em um sistema que utiliza cordoalhas de aço (armadura ativa) para aumentar a resistência do concreto, o qual, possui baixa resistência a tração e ótima resistência a compressão.

Quais as desvantagens do concreto protendido?

Quais são as desvantagens do concreto protendido?

  • necessidade de domínio da técnica, o que requer projetista estrutural com experiência em concreto protendido e empresa especializada em serviço de protensão;
  • utilização obrigatória de equipamentos e acessórios de protensão com alto controle tecnológico;

Qual é a diferença entre o concreto protendido e o concreto armado?

O concreto protendido, por exemplo, exige alguns esforços por conta da execução. ... Já no caso do concreto armado, o que ocorre é um trabalho conjunto entre dois materiais: o concreto, que possui ótima resistência à compressão, e o aço, que possui grande resistência aos esforços de tração.

Quais as características do aço para concreto protendido?

O aço utilizado para a armadura do protendido é de alta resistência. As tensões de tração são reduzidas e eventualmente eliminadas – e, portanto, podem limitar ou mesmo impedir as fissuras do concreto. “É um meio eficiente de controle de abertura de fissuras, quando essas forem permitidas”, diz Pellegrino.

Quais são as desvantagens que podem ser citadas do concreto protendido que não recomendam sua utilização frente à utilização do concreto armado?

5. Vantagens e desvantagens

  • 5.1.1. Aspecto econômico. ...
  • 5.1.2. Diminuição de fissuras. ...
  • 5.1.3. Vãos superiores. ...
  • 5.1.4. Lajes protendidas com cordoalhas engraxadas. ...
  • 5.1.5. DESVANTAGENS. ...
  • 5.1.6. Corrosões.

Quais as vantagens e desvantagens do concreto armado?

O concreto armado tem uma elevada resistência à compressão em comparação aos outros materiais de construção. Devido à armação, esse material estrutural também pode suportar uma boa quantidade de esforços de tração. O custo de manutenção do concreto armado é muito baixo.

Como é feita a protensão no concreto?

Trata-se de um tipo de concreto protendido no qual o pré-alongamento da armadura ativa é feito após o endurecimento do concreto. Nesse caso, utilizam-se como apoio partes do próprio elemento estrutural, criando, posteriormente, aderência com o concreto de modo permanente, por meio da injeção das bainhas.

Quais são os tipos de concreto protendido?

  • Quanto à sua classificação pelo método executivo, atualmente no Brasil são utilizados três principais tipos de concreto protendido, sendo eles: 1 Com armadura pré-tracionada; 2 Armadura pós-tracionada com aderência; 3 Armadura pós-tracionada sem aderência.

Quais são os diferenciais desse artifício de protensão?

  • Todos esses diferenciais estão relacionados à capacidade do artifício de protensão deslocar a faixa de trabalho do concreto para o campo das compressões. Isso faz com que a seção do concreto que não contribuía para a inércia do elemento passe a contribuir, ou seja, toda a seção passa trabalhar de forma íntegra.

Quais são as vigas de concreto protendido?

  • Um grande exemplo nacional do uso do concreto protendido é a Ponte Rio-Niterói. Essa imponente construção possui vigas de até 90 metros de extensão apoiadas sobre os pilares. São 1.152 vigas de concreto protendido e protensão mediante 43.000 cabos de aço.

Quais são os benefícios da protensão em concreto armado?

  • Essa utilização da protensão em pré-moldados, associada com concretos de alta resistência, traz uma série de benefícios. Exemplificando, a protensão permite que, no caso de peças fletidas, toda a seção trabalhe sob compressão, de forma que o aproveitamento da capacidade resistente da seção seja muito maior do que nas peças de concreto armado.

Postagens relacionadas: