O que significa execução do título?

Índice

O que significa execução do título?

O que significa execução do título?

A ação de execução de título extrajudicial é nada mais, nada menos do que uma ação judicial visando o recebimento de valores oriundos de algum título de crédito específico que ficou em aberto. Pode ser um cheque, uma nota promissória, etc.

É possível ingressar com a execução somente de título executivo judicial?

Para a execução forçada prevalecem todos os requisitos exigidos para a ação de cognição, porém a lei admite esse tipo de processo quando o devedor possuir um título executivo e a obrigação nele contida tenha sido inadimplida.

Quais são os títulos executivos judiciais?

  • Com essa afirmação, pode-se concluir que deverão ser considerados títulos executivos judiciais os títulos provenientes de processo, que tenham o escopo de garantir o poder coercitivo da sentença, consoante o doutrinador, “a autoridade da coisa julgada” (JÚNIOR, 2010, p. 64).

Quais são os Títulos judiciais?

  • Os títulos judiciais, como uma sentença, criam um vínculo jurídico que concedem o direito a parte vencedora de exigir da outra parte determinada coisa (objeto da ação), seja declaração de direito, alteração de uma situação jurídica ou prestação de um serviço.

Quais são os tipos de títulos de crédito extrajudicial?

  • Exemplos de títulos de crédito extrajudicial: cheque, nota promissória, duplicata, contrato assinado por 2 testemunhas e outros ( clique e acesse a lista completa ). Qual a diferença entre os dois tipos de execução? Atualmente, o título judicial é cobrado dentro do mesmo processo.

Como funciona a cobrança de título extrajudicial?

  • Agora, apenas a cobrança de título extrajudicial é chamada execução. Nesse caso, é necessário iniciar um processo na Justiça para cobrá-lo, pois a origem do documento de cobrança é um contrato particular, ou seja, um título extrajudicial. Como funciona a execução de dívidas na Justiça?

Postagens relacionadas: