Quais são os sinais de bacteremia?

Índice

Quais são os sinais de bacteremia?

Quais são os sinais de bacteremia?

Se pessoas com bacteremia apresentarem febre, frequência cardíaca rápida, calafrios, pressão arterial baixa, sintomas gastrointestinais (como dor abdominal, enjoo, vômito e diarreia), respiração rápida e/ou se tornarem confusas, elas provavelmente têm sepse ou choque séptico .

O que é bacteremia intermitente?

Este tipo de bacteremia também ocorre em algumas infecções agudas, localizadas ou sistêmicas, como pneumonias, meningites, artrites sépticas e osteomielites. Já quando a bacteremia se manifesta em intervalos variáveis de tempo (com o mesmo microrganismo) é denominada de intermitente.

O que pode ocasionar infecção no sangue?

As infecções sanguíneas podem ter origem em uma pneumonia, infecção urinária ou qualquer outro tipo de processo infeccioso, como um furúnculo, por exemplo. Uma infecção no sangue mais grave, não tratada adequadamente, pode causar falência múltiplas de órgãos e levar a pessoa a óbito.

Quais são as características das bacteremias de escape?

As bacteremias de escape podem ser consideradas as mais preocupantes de todas as citadas anteriormente. Isso porque elas se caracterizam pela presença de micro-organismos viáveis na corrente sanguínea, mesmo quando o paciente já está sob antibioticoterapia.

Quais são as causas da bacteremia?

  • Causas da bacteremia. A bacteremia pode ser causada por situações cotidianas, como por exemplo escovar os dentes com muita força, o que pode fazer com que as bactérias que estão presentes na cavidade oral entrem na corrente sanguínea, ou devido à procedimentos cirúrgicos ou odontológicos.

Como é diagnosticada a bacteremia?

  • A bacteremia é diagnosticada laboratorialmente por meio do hemograma, em que são observados valores diminuídos dos leucócitos e alterações que sugerem infecção. Além disso, é realizada uma hemocultura, que é o exame microbiológico em que o sangue é cultivado em laboratório em um recipiente próprio e sob as condições de temperatura ideais.

Como ocorre a disseminação da bactéria no sangue?

  • A presença de bactérias no sangue não leva ao surgimento de sintomas, no entanto, como o sangue é uma das principais vias de disseminação da bactéria, o microrganismo pode se dirigir a diferentes partes do corpo e causar uma infecção generalizada, também conhecida como choque séptico.

Como é indicado o tratamento para bactéria?

  • O tratamento para bacteremia deve ser indicado pelo infectologista ou clínico geral de acordo com a causa da bacteremia e com a bactéria presente, assim como deve ser também levado em consideração o estado geral de saúde da pessoa e idade.

Postagens relacionadas: