O que significa alta especificidade?

Índice

O que significa alta especificidade?

O que significa alta especificidade?

Quando a intenção for o diagnóstico de uma doença, como nos casos de exames de rastreamento, o melhor teste é aquele com alta especificidade porque terá mais impacto no valor preditivo positivo. Ou seja, se o teste der resultado positivo é muito pouco provável que a pessoa não esteja, de fato, doente.

O que significa especificidade do teste?

A especificidade é a capacidade do mesmo teste ser negativo nos indivíduos que não apresentam a doença que está sendo investigada. O teste ideal seria aquele que apresentasse 100% de sensibilidade e de especificidade.

O que é sensibilidade diagnóstica?

A sensibilidade de um teste diagnóstico corresponde ao percentual de resultados positivos dentre as pessoas que tem uma determinada doença ou condição clínica. A especificidade é a capacidade do mesmo teste ser negativo nos indivíduos que não apresentam a doença que está sendo investigada.

Qual a diferença entre sensibilidade e especificidade?

  • Qual a diferença entre Sensibilidade e Especificidade? Qual a diferença entre Sensibilidade e Especificidade?

Qual a especificidade do teste?

  • A especificidade, por sua vez, é a capacidade que o mesmo teste tem de ser negativo, em face de uma amostra de indivíduos que sabidamente não têm a doença em questão e, como definido por Galen e Gambino, 19751, é a “negatividade na saúde”. Para a sua aferição deveriam ser tomados os mesmos cuidados descritos anteriormente.

Qual a sensibilidade e a especificidade de um teste?

  • A sensibilidade e a especificidade são propriedades de um teste para a tomada de decisão sobre pedir ou não um teste. VALIDADE = ACURÁCIA é a capacidade de medir aquilo que se propõe a medir CONFIABILIDADE = PRECISÃO é a capacidade de fornecer os mesmos resultados quando repetido INSTRUMENTO PARA MENSURAÇÃO

Postagens relacionadas: