O que é a bactéria enterococcus faecalis?

Índice

O que é a bactéria enterococcus faecalis?

O que é a bactéria enterococcus faecalis?

Enterococcus faecalis é uma bactéria Gram-positiva comensal (flora normal) do sistema digestivo humano e de outros mamíferos. Amplamente encontrada no ambiente, pode causar infecção urinária, meningite e bacteriemia, especialmente em ambientes hospitalares.

Como isolar Enterococcus?

O uso de meios cromogênicos é uma opção, uma vez que pode haver liberação do resultado com mais agilidade e ainda permite maior facilidade de isolamento em amostras não puras. Quando se pretende identificar portadores de Enterococcus spp.

Como diferenciar Enterococcus de streptococcus do grupo B?

Teste de NaCl 6,5 % e Bile Esculina, que associados ao tipo de hemólise, ao teste de Pyr e a sensibilidade ao disco de optoquina e bacitracina permitem o diagnóstico de Enterococcus spp e da maioria dos Streptococcus spp isolados na prática clínica, através da hidrolise, da bile e tolerância ao sal.

Por que o Enterococcus pode causar infecções?

  • Em pessoas saudáveis, ou quando presentes em quantidades normais, o Enterococcus geralmente não causa um problema. Mas se se espalhar para outras áreas do corpo, pode causar infecções potencialmente fatais. Pessoas em ambientes hospitalares ou com condições de saúde subjacentes correm maior risco de desenvolver uma infecção.

Quais as espécies de Enterococcus mais comuns em humanos?

  • Mas se se espalhar para outras áreas do corpo, pode causar infecções potencialmente fatais. Pessoas em ambientes hospitalares ou com condições de saúde subjacentes correm maior risco de desenvolver uma infecção. Embora existam 17 ou mais espécies de Enterococcus, apenas duas são comumente encontradas em humanos: E. faecalis e E. faecium.

Quais são os fármacos contra enterococos?

  • Mas alguns fármacos ativos na parede celular têm pouca ou nenhuma atividade contra enterococos; incluem nafcilina, oxacilina, ticarcilina, ertapeném, a maioria das cefalosporinas e aztreonam. E. faecium são mais resistentes à penicilina do que E. faecalis.

Qual a origem dessas bactérias?

  • Possui gelatinase (hidroliza a gelatina, o colágeno PB ou colagénio PE e a hemoglobina ), que permite invadir o epitélio e a corrente sanguínea. A transmissão de infecções causadas por essas bactérias pode ser de origem endógena, alimentar ou através da água.

Postagens relacionadas: