O que é benchmark no mercado financeiro?

Índice

O que é benchmark no mercado financeiro?

O que é benchmark no mercado financeiro?

O benchmark financeiro é o índice de referência usado para avaliar a rentabilidade de um investimento. Cada tipo de aplicação deve ser comparada a um parâmetro diferente, de acordo com o risco que oferece.

O que é benchmark da renda variável?

Ibovespa. Agora, quando nos referimos aos investimentos de renda variável, o principal benchmark utilizado é o Ibovespa. Ele serve como referência para investidores que têm carteira de ações e desejam checar se os investimentos obtiveram uma performance positiva ou negativa em determinado período.

Como é feito o benchmark?

  • E sabemos que o Mercado Financeiro sempre busca uma referência para analisar o desempenho de um determinado produto de investimento. Logo, teremos a rentabilidade que chamamos de Rentabilidade Relativa. E para fazer essa relação de alguma coisa, é justamente feito o Benchmark.

Qual o benchmark dos fundos de investimento?

  • Por exemplo, a maioria dos CDBs, LCIs, fundos de investimento renda fixa e multimercado têm o CDI como seu benchmark. A propósito, em se tratando de fundos de investimento, devemos lembrar que existem os de gestão ativa e os de gestão passiva.

Quais são os benchmarks utilizados hoje no mercado brasileiro?

  • Os principais benchmarks utilizados hoje no mercado brasileiro são: taxa de câmbio. Imagine que um investimento tenha tido um retorno de 10% ao ano. Observando apenas o resultado em si, é possível dizer se esse retorno é aceitável, muito bom ou muito ruim? A resposta é: depende.

Quais são os benchmarks para investimentos de renda fixa?

  • Para investimentos de renda fixa os BenchMarks mais comuns são o CDI, a SELIC e a IMA. Na verdade alguns fundos de investimento tem em seus prospectos a informação com simples análise comparativa. Agora, quando tratamos em fundos que são REFERENCIADOS a um Benchmark, este mesmo deve constar no nome do próprio fundo.

Postagens relacionadas: