Qual a visão de Kant e de Hegel sobre estética e beleza?

Índice

Qual a visão de Kant e de Hegel sobre estética e beleza?

Qual a visão de Kant e de Hegel sobre estética e beleza?

De acordo com Immanuel Kant, ainda no século XVIII, o belo está associado àquilo que agrada de forma universal. ... Para Hegel o atingir o belo é um ideal, a beleza é encontrada quando o indivíduo tem seu espírito evoluído.

Quais os aspectos indissociáveis que o filósofo Immanuel Kant possibilita em relação a arte?

O filósofo Immanuel Kant () propôs uma importante mudança no que diz respeito à compreensão da arte. O filósofo tomou três aspectos indissociáveis que possibilitam a arte como um todo. ... a obra de arte com sua beleza; o público, que recebe e julga a obra.

Qual é o ponto de partida de Kant sobre a estética?

A crítica kantiana constitui o ponto de partida para a verdadeira apreensão [Begreifen] do belo artístico, apreensão que, todavia, somente se pôde fazer valer, por meio da superação das deficiências kantianas, como a apreensão superior da verdadeira unidade da necessidade e da liberdade, do particular e do universal, ...

Por que o filósofo Kant afirmava que era impossível compreender o belo através da razão?

Explicação: Kant determina que o conceito de belo depende da opinião de cada um ,por exemplo ,oque é belo para mim ,pode não ser para você. Para ele a beleza de algo não pode ser determinada pela razão,agradando a todos de forma universal,a opinião de cada um é mais relevante.

Qual a crítica que Hegel faz a Kant?

Segundo Hegel, Kant sucumbe ao dualismo do sujeito e do objeto e, portanto, falha em sua missão crítica da razão, do Iluminismo e da própria modernidade. Kant postula que as determinações conceituais do sujeito pensante não podem jamais ser conhecidas como sendo aquelas do próprio ser.

Em quais aspectos Hegel discorda de Kant?

É precisamente aqui que Hegel se opõe a Kant. Para Hegel, o sujeito não pode ser delimitado pelo objeto, por ser ele quem efetiva o objeto. Hegel não nega a exterioridade do objeto nem as suas especificidades, mas não aceita que o sujeito não possa ter em si o objeto.

Qual a visão de Kant sobre a estética?

  • Kant e sua visão sobre estética! Entre os séculos XVIII e XIX as únicas obras de arte belas eram as que os nobres diziam: “Isto é belo!”, mas com o surgimento da burguesia mudou, pois com a criação dessa nova classe social a opinião também mudava.

Qual a origem da teoria de Kant?

  • Dessa forma, Kant originou o "Criticismo", teoria voltada para o estudo dos limites metafísicos, éticos e religiosos da razão humana. De acordo com o filósofo alemão, o conhecimento tem origem em juízos universais, mas também possui influência da sensibilidade. A partir da teoria de Kant, os objetos são alvo de sensações que geram impressões.

Quais são os conceitos do Belo?

  • Com bases em diferentes padrões em épocas diversificadas, os filósofos desenvolveram conceitos próprios aliados ao que é belo e na experiência de contemplação dessas coisas ou mesmo pessoas. De acordo com Immanuel Kant, ainda no século XVIII, o belo está associado àquilo que agrada de forma universal.

Postagens relacionadas: