O que é autorregulação na educação infantil?

Índice

O que é autorregulação na educação infantil?

O que é autorregulação na educação infantil?

Define-se, assim, a autorregulação como a habilidade de monitorar e modular a emoção, a cognição e o comportamento, para atingir um objetivo e/ou adaptar às demandas cognitivas e sociais para situações específicas (Sroufe, 1995. (2008).

O que é autorregulação cognitiva?

A autorregulação significa a habilidade de poder monitorar e modular sentimentos, a cognição e o comportamento a fim de “atingir um objetivo e adaptar-se às demandas cognitivas e sociais para situações específicas”.

Quais são os objetivos principais da autorregulação?

Três principais objetivos – criação de um sistema de bloqueio de ligações automáticas para consumidores que não desejem receber ofertas; – construção de uma base de dados para monitorar reclamações sobre oferta inadequada e frequente; – estímulo à transparência e o combate ao assédio e importunação comercial.

Qual a importância da autorregulação?

  • Esta fase é de grande importância, uma vez que a autorregulação se retroalimenta com base nas experiências e consequências das mesmas. Dentro dessas fases, interagem vários elementos ou habilidades que possuem um papel relevante na autorregulação: Meta-cognição: consciência e capacidade de refletir sobre o próprio pensamento.

Qual o exercício de autorregulação?

  • Mudar de atividade: outro exercício de autorregulação consiste em prestar atenção às emoções e sentimentos derivados das tarefas realizadas, assim como cultivar a flexibilidade. Ao descobrir que uma atividade é prejudicial, a pessoa deve ser capaz de provar novas opções ou variações mais benéficas.

Qual o elemento básico no processo de autorregulação?

  • Autoconsciência: um elemento básico no processo de autorregulação é o conhecimento sobre a nossa própria pessoa, características, pontos fortes e fracos. Para isso, é aconselhável fazer uma análise das distintas esferas da nossa vida, avaliar que melhoraríamos ou deveríamos aprender e que elementos consideramos que já estão bem.

Quais são os mecanismos regulatórios da autorregulação?

  • Interessante notar que durante o desenvolvimento do processo de autorregulação há uma convergência e integração de mecanismos regulatórios dos grupos a seguir: regulação cognitiva, regulação emocional e regulação comportamental. Todos eles são imprescindíveis para um bom funcionamento do aspecto desenvolvimentista de uma pessoa.

Postagens relacionadas: