Como evitar bicheira em concreto?

Índice

Como evitar bicheira em concreto?

Como evitar bicheira em concreto?

A utilização de vibradores de imersão em vigas e pilares evita as falhas de concreto durante o processo de concretagem e garantem total preenchimento das formas, evitando as indesejadas bicheiras.

Porquê da bicheira no concreto?

“As principais causas do surgimento das bicheiras são a má vedação das fôrmas, problemas no lançamento do concreto, traço de concreto incorreto para armaduras densas e, principalmente, mau adensamento do concreto no estado fresco”, lista a engenheira Luana Scheifer, gerente técnica da Votorantim Cimentos.

Como resolver bicheira concreto?

Qual é o tratamento para bicheira no concreto? Os problemas que envolvem bicheira no concreto exigem tratamentos adequados através da aplicação de materiais desenvolvidos especificamente para a sua recuperação, atendendo aos procedimentos específicos.

O que é a segregação do concreto?

Lançamento do concreto Nesta etapa, o maior cuidado é evitar a chamada segregação do concreto, que consiste na separação dos materiais componentes, com o conseqüente aparecimento de “ninhos ou bicheiras”, que o adensamento não conseguirá eliminar.

Como corrigir fissuras em vigas de concreto?

Recuperando estruturas de concreto armado Muitas trincas e fissuras são fáceis de serem reparadas: basta preencher suas aberturas com selantes acrílicos e fazer o acabamento em seguida. No entanto, existem casos avançados que podem até expor a armadura da estrutura, por isso demandam um pouco mais de trabalho.

Para que serve o adensamento do concreto?

A importância do adensamento bem feito Assim, o correto adensamento do concreto evita que a mistura fique porosa e desuniforme, influenciando, justamente e diretamente, na resistência e durabilidade.

Como tratar vigas de concreto?

Limpe a área criando uma superfície aderente. Com um martelo, apicoe e elimine todas as áreas deterioradas ou não aderidas, formando arestas retas. Retire o concreto em volta das armaduras corroídas, deixando, no mínimo, 2 cm livres em seu contorno. Se a armadura estiver muito deteriorada e com perdas, troque-a.

Qual a diferença entre uma bicheira e uma barragem de concreto?

  • Uma bicheira com essa mesma dimensão pode parecer insignificante na estrutura de concreto de uma barragem, por exemplo, de 100 x 20 m, mas, ainda assim, ela pode trazer sérios problemas para a estrutura e comprometer a sua durabilidade. É a separação, ou segregação, dos materiais que compõem o concreto que resulta em vazios na estrutura.

Quais são as causas do surgimento das bicheiras?

  • “As principais causas do surgimento das bicheiras são a má vedação das fôrmas, problemas no lançamento do concreto, traço de concreto incorreto para armaduras densas e, principalmente, mau adensamento do concreto no estado fresco”, lista a engenheira Luana Scheifer, gerente técnica da Votorantim Cimentos.

Por que as bicheiras são prejudiciais?

  • Bicheiras são potencialmente mais prejudiciais em obras de grande responsabilidade técnica, como as estações de tratamento de esgoto (ETEs). Sulfato e cloretos comuns nesse tipo de ambiente penetram através dos nichos do concreto, dando início à corrosão da armadura.

Por que cobrir a bicheira com argamassa?

  • Procedimento recorrente, porém, condenado pelos especialistas, é simplesmente cobrir a bicheira com argamassa, sem o devido preparo do vazio, o que vai apenas mascarar o problema. Apesar de visualmente bem resolvido, por dentro o espaço estará oco e servirá de porta de entrada para a ação de cloretos e sulfatos, causando a corrosão da armadura.

Postagens relacionadas: