Qual a importância da conjugação da bilirrubina no fígado?

Índice

Qual a importância da conjugação da bilirrubina no fígado?

Qual a importância da conjugação da bilirrubina no fígado?

Em geral, a bilirrubina livre continua penetrando nas células hepáticas e sofre conjugação de modo habitual. A seguir, esta bilirrubina conjugada retorna ao sangue, provavelmente devido à ruptura dos canalículos biliares congestionados, desaguando a bile diretamente na linfa que deixa o fígado.

Qual o princípio do teste de bilirrubina no sangue?

A bilirrubina indireta é obtida pela diferença entre as bilirrubinas total e direta. A medição é linear até 25,0 mg/dL. Quando for obtido um valor igual ou maior que 25,0 mg/dL, diluir a amostra com NaCl 150 mmol/L (0,85%), realizar nova medição e multiplicar o resultado pelo fator de diluição.

Como a bilirrubina é excretada pelo organismo?

A bilirrubina conjugada é excretada através do polo biliar dos hepatócitos que está em íntimo contato com os canalículos biliares e daí para os intestinos. A conjugação da bilirrubina ocorre majoritariamente no fígado, sendo também observada nas células dos túbulos renais e nos enterócitos.

Qual é a importância da conjugação da bilirrubina ligada albumina?

Como a bilirrubina permanece no plasma sanguíneo e tem habilidade de se ligar a albumina, este pigmento então é responsável pelo transporte da albumina pelas células, principalmente os hepatócitos.

Quais são os tipos de bilirrubina?

  • Temos dois tipos de bilirrubina; conjugada e direta . O primeiro refere-se à bilirrubina insolúvel, que ainda não passou pelo fígado e não precisa ser descartada. Direto refere-se à bilirrubina que já é solúvel e passa diretamente para a bílis.

Qual a importância da dosagem de bilirrubina no sangue?

  • A dosagem de bilirrubina no sangue serve, portanto, para avaliar o funcionamento do fígado. Se há um excesso dessa substância no sangue, é sinal de que ela não está sendo corretamente filtrada a descartada pelo fígado.

Qual a origem da bilirrubina indireta?

  • Em adultos e crianças, altos níveis de bilirrubina total ou indireta podem indicar: Anemia hemolítica; Cirrose; Síndrome de Gilbert ou doença de Gilbert. Se a bilirrubina direta está mais elevada do que a bilirrubina indireta, pode ser um problema associado com a eliminação da substância pelo fígado.

Posso medir os níveis da bilirrubina?

  • Podem ser doenças como cirrose, anemia e icterícia , este último um problema que os recém-nascidos normalmente apresentam, principalmente aqueles que nasceram prematuramente. Esses problemas hepáticos podem ser a causa da elevação da bilirrubina. Podemos medir os níveis da substância através de um exame de sangue.

Postagens relacionadas: