Como é o bicho mineiro?

Índice

Como é o bicho mineiro?

Como é o bicho mineiro?

Bicho-mineiro, Leucoptera coffeella, é uma pequena mariposa de coloração branco-prateada, pertencente a ordem Lepidoptera, com hábitos noturnos, a mariposa desta praga se esconde nas folhagens durante o dia, e só realiza suas atividades ao entardecer. ... (2007), dessa forma períodos de estiagem favorecem essa praga.

Porque o nome bicho mineiro?

O Bicho mineiro possui esse nome pelo fato de as larvas penetrarem nas folhas e se alimentarem do tecido, deixando um vazio entre as duas epidermes da folha, conhecidas como “minas”.

Qual o melhor inseticida para bicho mineiro?

tiametoxam Essa aplicação num controle simultâneo da principal praga e da principal doença do cafeeiro, é feita todos os anos pelos cafeicultores. O melhor inseticida é o tiametoxam.

Como combater o bicho mineiro do café?

Parte importante do manejo preventivo do bicho-mineiro, a realização do monitoramento constante da lavoura é uma estratégia que gera bons resultados para quem produz. Além disso, o uso de um inseticida que aja de forma assertiva enriquece as boas práticas de manejo para o cafeeiro.

O que o bicho mineiro causa no café?

O prejuízo mais imediato do bicho-mineiro é a queda de produção. Resultados de pesquisa da Embrapa mostraram os danos da praga podem acarretar uma queda de até 67% de folhas do cafeeiro, na época da primeira florada, podendo provocar redução no momento da colheita de aproximadamente 50%.

O que combate bicho mineiro?

Café: inseticida promete combater o bicho-mineiro com 2 novos ingredientes ativos. Leucoptera coffeella, mais conhecida pelos produtores de café como bicho-mineiro, é a principal praga da cultura.

Como acabar com larvas em plantas?

Para o controle das larvas depositadas na terra ou substrato, aplique a calda de cavalinha (Equisetum ssp.). Este extrato, além de combater pragas, também pode ser usada para o controle de doenças veiculadas pelo solo e como fonte de nutrientes.

Como matar o bicho mineiro?

Controle: Utilizar inseticidas específicos, de modo que não prejudiquem os inimigos naturais, visto que o bicho mineiro é parasitado por um grande número de insetos. Outra medida adequada é a eliminação de ervas daninhas dos cafezais, o que diminui a ação da praga, sendo recomendada a capina racional dos mesmos.

Postagens relacionadas: