O que é comunicação Total na linguagem dos surdos?

Índice

O que é comunicação Total na linguagem dos surdos?

O que é comunicação Total na linguagem dos surdos?

A Comunicação Total defende a utilização de inúmeros recursos linguísticos, tais como, a língua de sinais; linguagem oral; códigos manuais, entre outros. Todos eles são facilitadores de comunicação com as pessoas surdas, privilegiando a comunicação e a interação entre as línguas (orais e sinalizadas).

O quê oralismo e bilingüismo?

Oralismo é uma corrente comunicativa muito utilizada na educação dos surdos no século XIX que perdurou até os anos 70. ... Já a proposta de ensino bilíngüe contrapõe-se ao oralismo porque considera a comunicação visual e gestual prioritária no ensino da linguagem.

Qual objetivo da comunicação total na surdez?

A abordagem que surgiu por volta de 1970 foi chamada de Comunicação Total. ... O objetivo era que a criança pudesse se comunicar com todos: familiares, professores, surdos, ouvintes, e assim não sofresse consequências do isolamento que a surdez proporciona.

Qual é o bilinguismo?

  • O bilinguismo é sem duvida até hoje, o melhor recurso para a comunicação e educação de surdos. Este método é uma língua em sentido técnico e uma língua gestual e espacial, e é a primeira língua do surdo.

Qual a diferença entre oralismo e bilingüismo?

  • O Oralismo foi à forma de abordagem educacional dos surdos que prevaleu por um longo período de tempo, mas essa abordagem não era…. Oralismo, Comunicação Total e bilingüismo.

Por que o bilinguismo surge?

  • Moura e Vieira (2011) afirmam que o bilinguismo surge como uma proposta de intervenção educacional com a finalidade de atender as especificidades linguísticas dos alunos surdos. As autoras destaca o trabalho com a língua de sinais e a língua portuguesa, atualmente acarreta uma preocupação de construção da identidade cultural e social.

Qual o pressuposto básico do bilinguismo?

  • O bilinguismo tem como pressuposto básico a necessidade do surdo ser bilíngue, ou seja, este deve adquirir a Língua de Sinais, que é considerada a língua natural dos surdos, como língua materna e como segunda língua, a língua oral utilizada em seu país.

Postagens relacionadas: