Quais são as consequências da biopirataria?

Índice

Quais são as consequências da biopirataria?

Quais são as consequências da biopirataria?

Extinção de espécies; Desequilíbrio ecológico; Prejuízos socioeconômicos; Subdesenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica nacional.

O que é biopirataria e quais suas consequências?

Biopirataria é o nome dado à exploração e utilização de recursos naturais ou conhecimento tradicional a respeito desses recursos de forma ilegal. O tráfico de animais, a extração de princípios ativos e a utilização do conhecimento da população indígena sem autorização são exemplos de biopirataria.

Quem se beneficia com a biopirataria?

A ação dos “biopiratas” é facilitada pela ausência de uma legislação que defina as regras de uso dos recursos naturais brasileiros. Além de ignorar a soberania territorial, a biopirataria permite que os patrimônios genético e biológico do país sejam explorados pela ganância internacional.

Como parar a biopirataria?

Resumo: A melhor forma de combater a biopirataria na Amazônia é conseguir transformar os recursos da biodiversidade em atividades econômicas para gerar renda e emprego para a sua população.

Por que você acha que a biopirataria acontece?

A biopirataria ocorre quando indivíduos ou corporações têm acesso ilegal aos recursos biológicos de um povo ou de uma nação, com a consequente apropriação não autorizada desses recursos.

Por que a biopirataria é um crime?

O processo de biopirataria denuncia um quadro de extrema fragilidade do meio ambiente brasileiro, com a verdadeira omissão do Poder Legislativo do país. Vale ressaltar também que a má distribuição da diversidade biológica e dos recursos financeiros e tecnológicos contribuem de maneira significativa para essa prática.

Quais são as consequências da Biopirataria para o Brasil?

  • Consequências da biopirataria para o Brasil. Por ano, o Brasil perde mais de 5 bilhões de dólares com o tráfico de extratos de plantas nativas, madeira, animais silvestres, entre outros recursos biológicos. O principal alvo da biopirataria é a Floresta Amazônica, que concentra 70% da biodiversidade do planeta.

Por que a biopirataria é prejudicada?

  • No que diz respeito à economia, o país é prejudicado porque a comercialização dos produtos gera lucros que não são repartidos de forma justa para o país detentor do recurso e para as comunidades tradicionais. A biopirataria também causa danos ao meio ambiente, pois coloca em risco a biodiversidade de uma área.

Quais são as diretrizes da Biopirataria?

  • Tais diretrizes estabeleceram, portanto, que cada país tem direito sobre seus recursos naturais, e que suas áreas não devem ser exploradas sem a devida autorização, condenando os pilares que sustentam a prática da biopirataria.

Por que a biopirataria causa danos ao meio ambiente?

  • A biopirataria também causa danos ao meio ambiente, pois coloca em risco a biodiversidade de uma área. Ao explorar fortemente uma espécie, sua população diminui e, consequentemente, elevam-se os riscos de extinção. → Convenção sobre Diversidade Biológica

Postagens relacionadas: