O que é biorremediação Como funciona?

Índice

O que é biorremediação Como funciona?

O que é biorremediação Como funciona?

A biorremediação é um processo que ocorre naturalmente pela ação de bactérias, fungos e plantas, onde os processos metabólicos destes organismos são capazes de utilizar estes contaminantes como fonte de carbono e energia. ... A exposição a estes contaminantes causa muitos riscos, tanto ao ambiente como à saúde humana.

Onde se aplica a biorremediação?

Hoje, a biorremediação é um processo biológico que pode ser utilizado em tratamentos de resíduos, acidentes com derramamento de petróleo, degradação de compostos químicos e remoção e recuperação de metais pesados, em águas superficiais ou subterrâneas, efluentes industriais e solos.

Quais são os principais processos de biorremediação?

A biorremediação pode ocorrer de duas formas: In situ: o material contaminado é tratado no próprio local; Ex situ: quando o material contaminado é retirado para que seja tratado em outro local. A biorremediação também pode ser bioestimuladora ou passiva.

Quais as vantagens da biorremediação?

  • Vantagens e Desvantagens Vantagens. A maior vantagem da biorremediação é que se trata de um processo seguro. Sendo assim, ele não afeta ao meio ambiente ou às populações que vivem nas proximidades. Além disso, é um processo de baixo custo, em comparação as outras técnicas de tratamento de áreas degradadas. Desvantagens

Qual a biotecnologia ambiental?

  • Dessa maneira, a biotecnologia ambiental procura associar a produção de bens de forma sustentável com o meio ambiente , atuando nos processos de fabricação, na gestão de resíduos e no controle da poluição.

Quais são os biossurfactantes?

  • Um exemplo comum está no uso das bactérias Pseudomonas aeruginosa LBI na fabricação de biossurfactantes. Os biossurfactantes são substâncias microbianas que atuam na emulsificação e solubilização da tensão superficial.

Postagens relacionadas: