Como ocorre a biopirataria na região amazônica?

Índice

Como ocorre a biopirataria na região amazônica?

Como ocorre a biopirataria na região amazônica?

Em várias regiões da Amazônia, pesquisadores estrangeiros desembarcam com vistos de turista e entram na floresta, muitas vezes infiltrando-se nas comunidades tradicionais ou nas áreas indígenas. Ali, estudam as espécies vegetais ou animais, seus usos e suas aplicações.

O que é a biopirataria na floresta amazônica?

Ou seja, a biopirataria consiste na exploração, manipulação, exportação e comercialização de recursos biológicos de um país e no o uso, monopolização desses recursos e do conhecimento das populações nativas locais acerca desses recursos, por estrangeiros.

Quais os fatores que contribuem para a biopirataria na Amazônia?

A fragilidade da economia extrativa em que se baseia a maioria dos produtos da biodiversidade amazônica constitui em um convite a biopirataria. A formação de um parque produtivo local competitivo e a sua verticalização inibiria a sua transferência para outras partes do mundo.

Como ocorre o crime de biopirataria?

A biopirataria caracteriza-se principalmente pelo envio ilegal de animais e plantas para o exterior. ... A biopirataria consiste no ato da retirada ilegal de material genético, espécies de seres vivos e exploração da sabedoria popular de uma nação para a exploração comercial em outra, sem pagamento de patente.

Quais as principais consequências da biopirataria para o Brasil e para o planeta?

Extinção de espécies; Desequilíbrio ecológico; Prejuízos socioeconômicos; Subdesenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica nacional.

Postagens relacionadas: