O que é biosseguridade na avicultura?

Índice

O que é biosseguridade na avicultura?

O que é biosseguridade na avicultura?

A biosseguridade na produção de aves de corte consiste em medidas para evitar a entrada e propagação de doenças no plantel, garantindo a segurança dos alimentos e saúde dos animais, bem como o bem estar dos trabalhadores.

Qual a importância da biossegurança na avicultura?

Qual a importância e como garantir a biosseguridade na avicultura? A biosseguridade pode ser definida como um conjunto de medidas que visam impedir e controlar a entrada de microrganismos patogênicos, e caso a doença entre, direciona o que fazer para contê-la e evitar que ela se dissemine na granja.

Qual a importância da biossegurança em granjas de criação animal?

As medidas preventivas adotadas pela biosseguridade impedem ou controlam surtos e epidemias que podem atingir até mesmo níveis globais de contaminação, como a gripe aviária (H5N1), causada pelo vírus Influenza, entre tantas outras doenças que são propagadas pelo contato ou consumo de animais infectados.

Qual o objetivo do programa de biosseguridade?

Tem como objetivos diminuir o risco de infecções, aumentar o controle de higidez nos plantéis, minimizar a contaminação do ecossistema e resguardar a saúde do consumidor final do produto.

Qual a importância de se manter a sanidade entre as aves?

Por isso, a sanidade é um dos pilares que garantem a produção de um frango de corte saudável, fonte de proteína palatável e de alto valor nutricional a qual não pode representar risco à saúde do consumidor. Para produzir um frango de corte saudável deve-se obedecer a uma série de normas sanitárias.

Por que toda unidade de produção de suínos se faz necessário o uso da quarentena como é o funcionamento desta instalação?

O objetivo da quarentena é evitar a introdução de agentes patogênicos na granja. É realizada através da permanência dos animais em instalação segregada por um período de pelo menos 28 dias antes de introduzi-los no rebanho.

Postagens relacionadas: