O que é líquido amniótico ou vilo corial?

Índice

O que é líquido amniótico ou vilo corial?

O que é líquido amniótico ou vilo corial?

A Amniocentese e a Biópsia de Vilo Corial (BVC) são exames invasivos capazes de apontar com grande precisão se o feto tem ou não determinados problemas congênitos e cromossômicos. São testes de pré-natal, realizados somente quando alguma suspeita é levantada durante a triagem de 1º trimestre.

Como é feita a Cordocentese?

Como é feita a cordocentese

  1. A gestante deita-se de barriga para cima;
  2. O médico aplica anestesia local;
  3. Com a ajuda da ultrassonografia, o médico insere uma agulha mais especificamente no local onde se une o cordão umbilical e a placenta;
  4. O médico retira uma pequena amostra do sangue do bebê com cerca de 2 a 5 ml;

Para que o médico pede a biópsia da placenta?

A Biópsia das Vilosidades Coriónicas (BVC) é uma técnica invasiva de diagnóstico pré-natal em que se obtém uma pequena amostra de tecido placentar (vilosidades coriónicas). A amostra colhida é utilizada para avaliar o material genético fetal.

O que é vilo corial?

Vilosidades coriónicas ou vilosidades coriônicas são vilosidades que florescem na placenta a partir dos córios de forma a permitir o máximo de área de contacto com o sangue materno durante uma gravidez.

O que pode ser detectado na amniocentese?

A amniocentese pode detectar alterações cromossômicas, como: Síndrome de Down; Síndrome de Klinefelter, em que meninos nascem com uma cópia extra do cromossomo X (feminino); Síndrome de Turner, em que meninas nascem com apenas um cromossomo X.

O que é biopsia da placenta?

O exame anatomopatológico ou biópsia da placenta pode ser definido como a análise de tecidos realizada através de microscopia óptica convencional, podendo diagnosticar lesões quando existentes.

Postagens relacionadas: