Como é a Bolsa de ileostomia?

Como é a Bolsa de ileostomia?

Como é a Bolsa de ileostomia?

Ileostomia é uma abertura (estoma) criada cirurgicamente para desviar o fluxo do intestino delgado. Dessa forma, as fezes percorrem um novo caminho e passam a ser armazenadas por uma bolsa coletora, que fica acoplada à parte externa do abdômen.

Qual a função da ileostomia?

A ileostomia em alça é indicada como proteção de anastomoses distais, para impedir o funcionamento do segmento distal comprometido, como em doença intestinal inflamatória ou colite isquêmica, e para descomprimir um segmento obstruído como ocorre no câncer ou doença diverticular.

Qual a diferença da bolsa de colostomia e ileostomia?

A diferença, é que a colostomia pode liberar fezes moles ou mais sólidas. Já a ileostomia, libera fezes mais líquidas. A construção de uma estomia pode ser recomendada para pacientes em vários procedimentos cirúrgicos, como por exemplo: Pacientes portadores de doença de Crohn.

Quem precisa fazer ileostomia?

A ileostomia frequentemente é realizada para tratamento de colite ulcerativa, doença de Crohn e carcinoma de cólon.

Como identificar uma ileostomia?

O que é ileostomia? É o tipo de ostomia intestinal que liga o intestino delgado ao meio externo. As fezes de uma ileostomia são mais líquidas e ácidas do que as eliminadas por uma colostomia. A ileostomia é realizada em situações em que a passagem das fezes pelo intestino grosso está impedida.

Qual lado fica a ileostomia?

Uma bolsa de ileostomia geralmente fica no lado direito do abdômen inferior.

Quando é indicado a ileostomia?

A ileostomia serve para redirecionar o fluxo do intestino delgado quando o intestino grosso possui alterações, sendo indicada principalmente após cirurgias para tratamento de câncer no intestino ou no reto, colite ulcerativa, doença de Crohn, diverticulite ou perfurações no abdômen.

Onde se localiza a ileostomia?

Ileostomia é uma derivação intestinal, efectuada ao nível do intestino delgado (ileon), onde se exterioriza o ileo pela parede abdominal, formando um novo trajecto e uma abertura para a saída das fezes (estoma).

Qual o melhor tipo de bolsa de colostomia?

A bolsa de colostomia e ileostomia transparente, permite a visualização mais fácil do conteúdo depositado. Ou seja, auxilia no acompanhamento em tempo real do enchimento da bolsa coletora. Já para quem prefere que o conteúdo não fique visível, a opção mais recomendada é a bolsa para colostomia e ileostomia opaca.

Em que situações as Ileostomias e colostomias são indicadas?

Em geral, uma ileostomia ou colostomia integram um tratamento de doenças que afetam o intestino, tais como doenças inflamatórias, câncer , obstrução e/ou perfuração do intestino, outras lesões várias do intestino (inclusive traumáticas), abscesso intestinal ou defeito de nascença.

Como funciona a ileostomia no intestino?

  • A ileostomia serve para redirecionar o fluxo do intestino delgado quando o intestino grosso possui alterações, sendo indicada principalmente após cirurgias para tratamento de câncer no intestino ou no reto, colite ulcerativa, doença de Crohn, diverticulite ou perfurações no abdômen.

Qual a origem da ileostomia e o quadro clínico do paciente?

  • A origem da ostomia e o quadro clínico do paciente irão definir se a ileostomia será necessária apenas por um período ou de maneira definitiva.

Como usar a bolsa coletora no pós-operatório da colostomia?

  • A bolsa coletora é encaixada adequadamente do lado de fora do estoma para recolher as fezes do paciente. Ela possui uma trava de segurança e deve ser higienizada conforme necessário, geralmente a cada quatro horas, como recomenda o gastroenterologista Henrique Perobelli. Cuidados no pós-operatório da colostomia

Como cuidar do pós-operatório da colostomia?

  • Cuidados no pós-operatório da colostomia. É de extrema importância manter a bolsa de colostomia sempre limpa e lavar seu interior com água. Além disso, deve-se trocar a base adesiva ou a bolsa quando houver infiltração do efluente fecal sob a placa de resina, ou quando esta estiver descolando.

Postagens relacionadas: