Para que serve a bolsa de ostomia?

Índice

Para que serve a bolsa de ostomia?

Para que serve a bolsa de ostomia?

A bolsa de colostomia é um aparelho médico, utilizado em pacientes que realizaram a cirurgia de Colostomia que consiste na abertura do cólon (parte longa do intestino grosso) através da parede abdominal. Dessa forma, a parte final do intestino grosso é retirada.

Como funciona uma bolsa de ostomia?

A bolsa coletora é encaixada adequadamente do lado de fora do estoma para recolher as fezes do paciente. Ela possui uma trava de segurança e deve ser higienizada conforme necessário, geralmente a cada quatro horas, como recomenda o gastroenterologista Henrique Perobelli.

O que é bolsa de urostomia?

As bolsas de ostomia têm a finalidade de armazenar fezes ou urina que, por meio de uma intervenção cirúrgica, foram desviadas do fluxo intestinal ou urinário normal.

Quem usa bolsa de colostomia pode trabalhar?

Viver com uma bolsa coletora de fezes, a colostomia, é mais simples do que se imagina. Seu uso não interfere na rotina - é possível trabalhar, ir à academia e até a praia.

Quanto tempo a pessoa fica com a bolsa de colostomia?

Esse tipo tem duração média de três dias e, na maioria dos casos, é uma das opções mais acessíveis do ponto de vista financeiro. Duas peças: quando a bolsa coletora é uma peça individual, separada da placa, trata-se de um modelo com duas peças, em que a placa é fixada no abdômen e encaixada ao coletor.

Quais os tipos de bolsas de ostomia?

Acompanhe agora os principais tipos de bolsas de ostomia que você pode encontrar no mercado.

  • Intestinais x Urinárias. ...
  • Drenáveis x não-drenáveis. ...
  • Transparentes x opacas. ...
  • Com encaixe para cinto x sem encaixe para cinto. ...
  • Com filtro para gases x sem filtro para gases. ...
  • Uma peça x duas peças.

Quais são as bolsas coletoras de ostomia?

  • Tipos de bolsas coletoras de ostomia. Como há diversos tipos de ostomia e essa cirurgia pode ser feita em áreas do corpo diferente, existem também diversos tipos de bolsas coletoras criadas para melhor adaptação do paciente. O tipo de bolsa ideal para cada pessoa será prescrito por um especialista.

Quais são os tipos de ostomia?

  • Existem vários modelos, tamanhos e acessórios que auxiliam esse uso, mas antes de falarmos sobre as bolsas coletoras, vamos entender quais são os principais tipos de ostomia que existem. O estoma pode ter diferentes tamanhos, formatos e localização, e cada um deles precisa de um cuidado específico.

Como cuidar do pós-operatório da colostomia?

  • Cuidados no pós-operatório da colostomia. É de extrema importância manter a bolsa de colostomia sempre limpa e lavar seu interior com água. Além disso, deve-se trocar a base adesiva ou a bolsa quando houver infiltração do efluente fecal sob a placa de resina, ou quando esta estiver descolando.

Quais as complicações da colostomia?

  • As complicações da colostomia dependem de diversos fatores, como o local onde o estoma é feito na parede abdominal e da altura da colostomia. "Estomas planos trazem muitas complicações, em especial a dificuldade de se manter a bolsa aderida à pele e consequentes dermatites.

Postagens relacionadas: