O que é o bom para Aristóteles?

Índice

O que é o bom para Aristóteles?

O que é o bom para Aristóteles?

Segundo o Estagirita, o homem bom e virtuoso é aquele que alia inteligência e força, que utiliza adequadamente sua riqueza para aperfeiçoar seu intelecto. A virtude, ou a excelência moral, resulta do hábito, de sua prática. Quanto mais o ser humano exercitar a virtude, mais virtuoso será.

O que seria uma ação virtuosa segundo Aristóteles?

Mais explicitamente, uma ação conta como virtuosa, de acordo com Aristóteles, quando se realiza a si mesmo em um equilíbrio estável da alma, a fim de escolher a ação consciente e para seu próprio bem. Este equilíbrio estável da alma é o que constitui o caráter.

Qual o papel do magistrado para Aristóteles?

Em casos que tais, Aristóteles propõe que o juiz deve adequar a lei a cada situação concreta, agindo segundo a epiquéia (critério de valoração) e a equidade. Aplicar a equidade significa agir de modo a complementar o caso que se apresenta tal como faria o próprio legislador se estivesse presente.

Qual era o conceito de Aristóteles?

Segundo o pensamento aristotélico, a felicidade (eudaimonia) é o único objetivo do homem. E se para ser feliz, é preciso fazer o bem a outrem, então o homem é um ser social e, mais precisamente, um ser político. Com efeito, cabe ao Estado “garantir o bem-estar e a felicidade dos seus governados”.

Quem foi Aristóteles?

  • C. - 322 a.C.) foi o primeiro filósofo a tratar da ética como uma área própria do conhecimento, sendo considerado o fundador da ética como uma disciplina da filosofia. A ética (do grego ethos, "costume", "hábito" ou "caráter") para Aristóteles está diretamente relacionada com a ideia de virtude ( areté) e da felicidade ...

Qual a natureza em Aristóteles?

  • A noção de natureza em Aristóteles implica particularidade e diferença. Physis, “natureza” em grego, significa em primeiro lugar “ação de engendrar, de produzir, de fazer nascer”; Aristóteles, por sua vez, define o termo como “princípio de movimento e de repouso”, ou, mais precisamente, “princípio e causa de movimento e de repouso, ...

Qual a ética para Aristóteles?

  • A ética (do grego ethos, "costume", "hábito" ou "caráter") para Aristóteles está diretamente relacionada com a ideia de virtude (areté) e da felicidade (eudaimonia). Para o filósofo, tudo tende para o bem e a felicidade é a finalidade da vida humana.

Qual a fisiologia política de Aristóteles?

  • Dentro dessa fisiologia política de Aristóteles, a educação entra como aquela capaz de desenvolver as condições necessárias para a segurança do regime e para a saúde do Estado. É a educação que fornece unidade orgânica ao Estado; ela deve ocupar toda a vida do cidadão, desde a sua concepção.

Postagens relacionadas: