Quais são as fases clínicas da dengue?

Quais são as fases clínicas da dengue?

Quais são as fases clínicas da dengue?

A infecção pelo vírus da dengue é constituída de três fases: (1) a fase febril, (2) a fase crítica, e (3) a fase de recuperação. Todo o curso da doença tem duração de 7 a 10 dias, com cada fase durando cerca de 2 a 3 dias.

Quais são os sinais de choque na dengue?

Sinais de choque a) hipotensão arterial; b) pressão arterial convergente (PA diferencial < 20mmHg); c) extremidades frias, cianose; d) pulso rápido e fino; e) enchimento capilar lento (> 2 segundos).

Quais ações de prevenção primária secundária e terciária podem ser realizadas em relação à dengue?

Proteção específica: não há vacinas, uso de repelentes individuais e coletivos, mosqueteiros. NÍVEL DE PREVENÇÃO SECUNDÁRIA: diagnóstico precoce (casos suspeitos e confirmados) e tratamento imediato (hidratação e medicações para abaixar temperatura e dor, repouso).

Como caracterizar um caso suspeito de dengue?

Definição de Caso Suspeito Deve apresentar febre, usualmente entre 2 e 7 dias, e duas ou mais das seguintes manifestações: náusea, vómitos; exantema; mialgias, artralgia; cefaléia, dor retro-orbital; petéquias; prova do laço positiva; leucopenia.

Qual é a fase final da dengue?

Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica), que aparecem devido ao aumento da ...

Quais os fatores determinantes para o agravamento da dengue?

O fator determinante da febre hemorrágica da dengue é o extravasamento plasmático por disfunção endotelial, que pode ser expresso por meio de hemoconcentração, hipoalbuminemia e/ou derrames cavitários.

Qual o tipo de choque da dengue?

No dengue clássico segundo os tratados e manuais podem ocorrer fenômenos hemorrágicos que geralmente são leves, do tipo epistaxe e gengivorragia, mas que podem apresentar-se tão intensos a ponto de levar ao choque hipovolêmico37.

O que é a síndrome do choque da dengue?

Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência.

Quando ocorre a melhora da dengue?

  • Normalmente, o paciente recebe alta cerca de 48 horas após o fim da febre e quando a concentração de plaquetas fica normalizada. Os sinais de melhora da dengue são diminuição da febre e alívio da dor no corpo e surgem, normalmente, até 8 dias após o início dos sintomas.

Qual o número de casos de dengue no mundo?

  • Mais sobre Dengue Dengue no Brasil e no mundo. Segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado em setembro de 2019, foram registrados 1.439.471 de casos em apenas um ano, o que representa um aumento de quase 600% em comparação com o mesmo período de 2018.

Qual o tratamento específico para a dengue clássica?

  • Não existe um tratamento ou medicamento específico para a dengue clássica. O tratamento em geral é realizado com repouso, hidratação e medicamentos analgésicos e antitérmicos para aliviar a febre e a dor no corpo, como o Paracetamol e a Dipirona.

Por que os medicamentos não devem ser utilizados durante a dengue?

  • Alguns anti-inflamatórios, principalmente os que contêm ácido acetilsalicílico, como a Aspirina, por exemplo, não devem ser utilizados por pessoas com dengue, pois esse medicamento pode aumentar os riscos de hemorragia e sangramento, pois podem interferir na coagulação. Veja quais são os medicamentos que não sevem ser utilizados durante a dengue.

Postagens relacionadas: