O que é uma hiperqueratose?

Índice

O que é uma hiperqueratose?

O que é uma hiperqueratose?

Este espessamento da camada mais superficial da pele tem o nome de hiperqueratose. Nesta camada as células estão repletas de queratina (proteína da pele) e através de um fenómeno fisiológico de defesa, ocorre, por vezes, uma acumulação anormal de queratina levando ao desenvolvimento de hiperqueratoses.

O que causa a hiperqueratose plantar?

Se desenvolve por causa de uma hiperprodução de queratina, isto é, o organismo produz mais queratina (uma substância da pele) do que deveria produzir e acaba formando aquele calcanhar com rachaduras que podem coçar e doer bastante, chegando ao ressecamento extremo.

Como tratar Ceratodermia?

Após definido o diagnóstico e, dependendo da intensidade da ceratodermia, podem ser usados tratamentos tópicos, muitos a base de ácido salicílico e curativos oclusivos, como também sistêmicos, como acitetrina e isotretinoína a serem prescritos por um dermatologista.

O que é queratose no pé?

Grupo de desordens principalmente hereditárias caracterizadas por espessamento das palmas das mãos e plantas dos pés como resultado de excessiva formação de queratina levando a hipertrofia do estrato córneo (hiperqueratose).

O que pode causar o excesso de queratina na pele?

Os médicos não sabem explicar por que ocorre o acúmulo de queratina na pele. Sabe-se, no entanto, que ela pode ocorrer em associação com doenças genéticas ou de outras condições de pele, como dermatite atópica. Mas queratose pilar também ocorre em pessoas saudáveis.

Quais são os sintomas relacionados à hiperqueratose?

  • Portanto, os principais sintomas relacionados à hiperqueratose são: Aparência de pele de cobra nestas regiões. Hiperidrose. A hiperqueratose tende a se manifestar ou a piorar em intensidade geralmente no período do verão, quando a transpiração é maior. Com isto a região fica desidratada e a pele ressecada.

Como fazer um diagnóstico de hiperqueratose?

  • Através de análise clínica e do histórico do paciente é possível começar a suspeitar de um caso de hiperqueratose. As lesões são bem notáveis, entretanto, é preciso se fazer um diagnóstico diferencial para poder dar início a um tratamento mais adequado.

Qual a causa da hiperceratose?

  • Radiação solar, 4. Produtos químicos irritantes. Raramente, a hiperceratose se desenvolve na pele que não estava irritada. Este tipo de hiperceratose pode ser causado por uma doença hereditária: a hiperceratose epidermolítica. Pode formar-se logo após o nascimento e pode afetar a pele em grandes áreas do corpo.

Qual a causa da hiperceratose seborreica?

  • A hiperceratose seborreica é muito frequente, mas a causa dela ainda não é certa. Hiperceratose subungueal. Forma-se: No estrato córneo da epiderme que se encontra abaixo da borda livre da unha. Nesta área, a pele engrossa e pode causar a separação da unha (onicólise).

Postagens relacionadas: