Como acelerar o enraizamento das orquídeas?

Índice

Como acelerar o enraizamento das orquídeas?

Como acelerar o enraizamento das orquídeas?

Faça um Concentrado com Algumas Pontas de Raízes Vivas Para estimular o crescimento de mais raízes vamos cortar algumas pontas de raízes vivas e verdes de uma muda de orquídea sadia qualquer. Colocar num pratinho com um pouco de água e esmagar bem. Regar com esta mistura as novas raízes da muda transplantada.

Qual o melhor adubo para enraizar orquídea?

Evite as espécies que não são epífitas, como as terrestres ou as que precisam de muita água. Adubo balanceado tipo NPK 20-20-20 é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais!

O que é bom para enraizar?

O processo de enraizamento na água funciona bem com a maioria das hortaliças de caule macio. Já as plantas com caules fibrosos como o alecrim, por exemplo, a técnica de estaquia funciona melhor quando aplicada diretamente na terra ou no substrato.

Como fazer galho de orquídea brotar?

A segunda opção é quando a haste seca toda e, em vez de brotar uma nova haste, surge um keiki, ou seja, um novo broto de orquídea, que começa a brotar raízes de um outro ponto da orquídea. Se isso acontecer, é simples: basta cortar a haste com o “bebê orquídea” e levá-lo a um novo vaso.

O que fazer quando as raízes da orquídea apodrece?

O que fazer: O primeiro passo para evitar que as raízes continuem “podres” é parar com as regas por um tempo! Em seguida, corte as que estiverem realmente inúteis e estiverem perdidas – elas geralmente ficam moles e com coloração marrom escura ou preta, ao contrário da raiz saudável, que é firme ao toque!

Como fazer orquídea crescer?

Veja o que fazer para que a sua orquídea volte a florescer:

  1. Forneça luz suficiente.
  2. Orquídeas precisam de muita luz indireta, pois elas precisam de luz para gerar energia suficiente para gerar novas flores. ...
  3. Adube suas orquídeas. ...
  4. Prefira deixar fora de casa. ...
  5. Regue sua orquídea moderadamente.

Qual adubo para enraizamento?

Fase de enraizamento As fórmulas de NPK apropriadas para essa fase são a 05-20-10 e 04-14-08, por exemplo, que contêm mais fósforo e têm uma boa quantidade de potássio, outro elemento importante para fortalecer as raízes.

Como fazer mudas enraizar?

Para melhorar as chances de enraizamento, você pode deixar as estacas com 1cm submerso em água em um copo por alguns dias. Assim que brotarem as raízes, plante a estaca em um lindo vaso com terra ou outro substrato.

Como fazer enraizador doméstico?

  1. Passo 1: Canela em pó A canela tem poder antifúngico e antibacteriano, ajudando as estacas a manter-se livres de doenças durante o enraizamento. ...
  2. Passo 2: Mel. ...
  3. Passo 3: Ferva a agua. ...
  4. Passo 4: Adicione o mel. ...
  5. Passo 5: Armazene a mistura. ...
  6. Passo 6: Aplique na planta.

Como enraizar orquídeas na água?

  • Engana-se quem pensa que é uma tarefa fácil enraizar orquídeas na água, retirar mudas e logo após cultivá-las! Durante o processo, caso a água não seja – como dissemos – renovada constantemente, logo surgirão um exército de algas estimuladas pela luz e pelos nutrientes que encontrarão nesse meio aquático.

Quando você adquirir uma orquídea?

  • Quando você adquirir uma planta e não souber identificar qual é o substrato, preste atenção coloração das folhas, ela pode emitir sinais se está bem ou não. Se o passar dos dias você perceber que sua orquídea esta florida, mas as folhas estão murchas ou amareladas, algo não está bem.

Por que as raízes das orquídeas precisam de mais ar?

  • As raízes das orquídeas precisam de muito mais ar do que o envasamento do solo daria a elas, e assim, se beneficiariam mais de um solo misto, poroso e mais pobre. Muitas pessoas usam pedaços de cascas, musgo de esfagno, casca de coco, carvão, perlita, e até mesmo bolinhas de isopor como substrato, muitas vezes em combinação.

Como cuidar de orquídeas?

  • Evitar os vasos de plástico, regar adequadamente, cuidar dos brotos, esterilizar a tesoura e outras dicas práticas e caseiras para cuidar de orquídeas, segundo especialista.

Postagens relacionadas: