Qual é o significado dos termos ectoparasitas e endoparasitas?

Índice

Qual é o significado dos termos ectoparasitas e endoparasitas?

Qual é o significado dos termos ectoparasitas e endoparasitas?

O endoparasita é um tipo de parasita que se aloja no interior do corpo do hospedeiro (do grego endos, dentro), enquanto o ectoparasita é aquele que vive na superfície externa do seu hospedeiro (do grego ectos, fora). ... Alguns exemplos de ectoparasitas são os piolhos, carrapatos e pulgas.

Quais são os animais ectoparasitas?

Quando falamos em ectoparasitas, estamos nos referindo a parasitas externos, ou seja, parasitas encontrados na superfície do corpo do animal, como é o caso das pulgas e carrapatos.

São exemplos de ectoparasita e Endoparasita?

Exemplos de endoparasitas são: vermes (como a tênia) e protozoários (como o causador da esquistossomose). Já exemplos de ectoparasitas são: pulgas, piolhos, carrapatos e alguns tipos de planta.

O que significa dizer que alguns Trematódeos são ectoparasitas?

Já os ectoparasitas, são organismos que se alojam no exterior do hospedeiro, como, por exemplo, piolhos e carrapatos, se alimentando do sangue ou de células mortas do hospedeiro.

O que são endoparasitas em bovinos?

As endoparasitoses, como o próprio nome já diz, são provocadas por parasitas que vivem no interior do animal. Da mesma forma que as ectoparasitoses causam redução da produtividade do rebanho. A verminose é uma doença parasitária causada por vermes que vivem no trato gastrintestinal ou nos pulmões dos bovinos.

Postagens relacionadas: