Como saber se o VPL é viável?

Índice

Como saber se o VPL é viável?

Como saber se o VPL é viável?

Interpretando o resultado do cálculo de VPL VPL Negativo = despesas maiores que as receitas, ou seja, o projeto é inviável; VPL Positivo = receitas maiores que as despesas, ou seja, o projeto é viável; VPL Zero = receitas e despesas são iguais, ou seja, a decisão de investir no projeto é neutra.

Qual a função do Valor Presente Líquido?

O valor presente líquido (VPL), também conhecido como valor atual líquido (VAL) ou método do valor atual, é a fórmula econômico-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. ...

O que significa o indicador VPL?

O Valor Presente Líquido - VPL também conhecido como valor líquido atual é um indicador de gerenciamento de projetos que tem por objetivo trazer para o presente todo o fluxo de caixa de entradas e saídas de recursos para que seja possível perceber a diferença entre o valor presente do fluxo de caixa e o valor de ...

O que é o VPL do projeto?

O valor presente líquido, também conhecido como valor líquido atual, ou VPL é um instrumento que traz para a data zero os fluxos de caixa (positivos e negativos) de um projeto de investimento. Soma-se, então, o valor investido inicial, com a taxa mínima de atratividade (TMA).

Quando o VPL é bom?

Caso o VPL seja positivo, podemos dizer que o empreendimento é viável. Portanto, quanto mais positivo (ou quanto maior o valor), melhor tende a ser essa avaliação. Porém, se o VPL é negativo, podemos dizer que o negócio não é viável.

Por que o cálculo do VPL é necessário Brainly?

I – O cálculo do VPL é necessário devido às incertezas envolvidas no futuro do negócio. O Valor Presente Líquido (VPL) é uma fórmula matemático-financeira que determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial.

O que é o VPL e qual sua importância para a organização?

Basicamente VPL é uma métrica utilizada para saber se um investimento que a sua companhia pretende fazer tem viabilidade ou não. É uma maneira de identificar se investir num determinado projeto futuro terá mais possibilidades de trazer lucros ou de se tornar uma aposta deficitária devendo ser um plano descartado.

Por que o VPL é negativo?

  • Caso o VPL dê um número negativo, significa que as despesas serão maiores que as receitas, ou seja, o investimento é inviável. Com o VPL positivo, temos uma viabilidade de receitas maiores que as despesas, o que tem um bom índice de rentabilidade.

Qual é o conceito de VPL?

  • Os conceitos de VPL explicados neste texto não são de fácil entendimento. É necessário que o investidor busque novos conhecimentos e atualize-se sempre para familiarizar-se com siglas e táticas do mercado financeiro. Para facilitar o entendimento do que é VPL e a sua importância nos investimentos, preste atenção no exemplo a seguir:

Qual a interpretação para o VPL?

  • A interpretação para o VPL é de que se for positivo o investimento é rentável, já se for negativo não é lucrativo, sendo assim não compensa ao investidor. Para se analisar se um projeto compensa ou não investir, o investidor pode usar o cálculo do VPL em conjunto a uma TMA, sendo esta o mínimo que ele propõe ganhar com um projeto.

Por que o VPL é igual a zero?

  • Com o VPL igual a zero significa que as receitas e despesas são iguais, ou seja, a viabilidade se dará em cima de um resultado neutro. Caso você se assuste com essa fórmula do VPL, há a possibilidade de resolver essa equação de forma mais rápida através do Excel. No Excel, tem-se duas opções de realizar o cálculo, por meio do VPL e do XVPL.

Postagens relacionadas: