O que é chiste na psicanálise?

Índice

O que é chiste na psicanálise?

O que é chiste na psicanálise?

Ou seja, o chiste é também uma forma de expressão do inconsciente. As piadas, principalmente as tendenciosas, serviriam como uma forma de liberar determinados pensamentos inibidos. Em seu livro, Freud chamou a atenção para o fato de que o cômico não foi objeto de muitos estudos até então.

O que significa o ato falho chistes?

O chiste diferencia-se, ainda, de “ato falho”, que consiste em um equívoco na fala, na memória, em uma atuação física, provocada hipoteticamente pelo inconsciente. ... O ato falho, segundo Freud, explica o fato de que nenhum gesto, pensamento ou palavra ocorre acidentalmente, mas investido por um desejo.

O que é o chiste segundo Freud?

Para Freud, no chiste existem dois tipos de motivações: o chiste inocente, sem outra motivação do que mostrar a ingenuidade, e chiste tendencioso, ou aquele motivado por um impulso hostil ou obsceno. No chiste inocente, o prazer e o riso vêm exclusivamente da sagacidade implícita neles.

O que é ato falho na psicanálise?

Ato falho é um equívoco na fala, na memória, em uma atuação física, provocada hipoteticamente pelo inconsciente, isto é, através do ato falho o desejo do inconsciente é realizado. Isto explica o fato de que nenhum gesto, pensamento ou palavra acontece acidentalmente.

Como funciona a piada?

Uma piada ou anedota é uma breve história, de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê. É um recurso humorístico utilizado na comédia e também na vida cotidiana de todas as pessoas.

Quais são os atos falhos?

Definição de Ato Falho Em português utilizamos o termo ato falho para designar erros na linguagem (escrita, fala, leitura), erros de memória (esquecimentos) e erros no comportamento (tropeçar, cair, quebrar, etc) que são formações de compromisso entre o inconsciente e o consciente.

O que é Parapraxia?

São fenômenos que obedecem a um mecanismo psíquico comum, semelhante ao dos sonhos. Constituem a expressão manifesta de um desejo reprimido no inconsciente, que pode ser descoberto através da associação livre.

O que quer dizer a palavra chiste?

substantivo masculino Dito que contém humor e sagacidade; gracejo ou facécia. [Por Extensão] Propriedade daquilo que tem graça; comicidade.

O que é um sintoma para Freud?

O sintoma é algo que se repete e que muitas vezes a pessoa não consegue sair dele sozinha, queixa-se de algo causador de sofrimento, porém sente-se ligada a ele, “é mais forte do que eu”. Para Freud, os sintomas têm sentido e se relacionam diretamente com a vida do sujeito que o produz.

Quais são os chistes tendenciosos?

  • É muito comum que chistes tendenciosos sejam dirigidos a uma figura de poder, uma ideologia, um credo, um povo, uma raça, etc. Muitas vezes eles são uma maneira “politicamente correta” de manifestar verdades que de outra forma não seriam aceitas.

Quais são as técnicas básicas do chiste?

  • Para Freud, o chiste se baseia em 6 técnicas básicas: a condensação, o deslocamento, o duplo sentido, o uso do mesmo material, o trocadilho ou chiste por semelhança e a representação antinômica. Vamos descrever estas técnicas: Condensação: é a fusão de duas palavras ou conceitos em um, gerando um equívoco potencialmente divertido.

Qual a motivação do chiste?

  • Para Freud, no chiste existem dois tipos de motivações: o chiste inocente, sem outra motivação do que mostrar a ingenuidade, e chiste tendencioso, ou aquele motivado por um impulso hostil ou obsceno. No chiste inocente, o prazer e o riso vêm exclusivamente da sagacidade implícita neles.

Qual é o chiste para enfrentar a repressão social?

  • O chiste, para Freud, é um dos mecanismos para enfrentar a repressão social, cultural ou individual que gera desprazer ou neurose.

Postagens relacionadas: