O que são citocinas inflamatórias?

Índice

O que são citocinas inflamatórias?

O que são citocinas inflamatórias?

Ou seja, em uma linguagem simples, as citocinas são moléculas que participam da comunicação entre as células e desempenham um papel particularmente importante na regulação do sistema imunológico, acelerando o processo inflamatório para lidar com infecções e também para iniciar o processo de cicatrização.

Quais são as propriedades gerais das citocinas?

Propriedades gerais das citocinas a secreção da citocina é um evento curto e autolimitado. ... as respostas celulares à maioria das citocinas consistem de mudanças na expressão do gene nas células-alvo, resultando na expressão de novas funções e às vezes em proliferação de células-alvo.

Quais são as funções da citocina?

  • Citocinas: são polipeptídeos produzidos em resposta a microrganismos e outros antígenos, que medeiam e regulam reações imunológicas e inflamatórias Funções Crescimento e diferenciação de linfócitos Ativação das células efetoras Desenvolvimento de cels. hematopoeticas

Por que as citocinas são produzidas?

  • No geral as citocinas são produzidas por células tanto do sistema imune inato quanto o adaptativo, afim de ativar, mediar ou regular a resposta imune total. Elas possuem tempo de vida média, curta e dependem de ligação receptor-substrato específica, ou seja, só ativam células que tenham o receptor específico.

Qual a relação entre as citocinas e seus receptores?

  • As citocinas e seus receptores exibem uma afinidade muito alta entre si. Devido a essa alta afinidade, as concentrações picomolares de citocinas podem mediar um efeito biológico. Ação autócrina pela ligação ao receptor na membrana da mesma célula que o secretou.

Como são sintetizadas as citocinas?

  • Enquanto as citocinas circulam na corrente sanguínea na ordem de picomolar e podem ser sintetizadas por praticamente todo tipo de célula nucleada. Como dito anteriormente, a ação das citocinas depende de receptor específico e por isso elas são ditas como tendo propriedade pleiotrópica, ou seja, podem gerar efeitos múltiplos em mais um tipo celular.

Postagens relacionadas: