Para que serve os clorofluorcarbonetos?

Índice

Para que serve os clorofluorcarbonetos?

Para que serve os clorofluorcarbonetos?

Os clorofluorcarbonos pertencem à função orgânica derivados halogenados obtidos principalmente pela halogenação do metano. Entre as principais aplicações se destacam o emprego como solventes orgânicos, gases para refrigeração e propelentes em extintores de incêndio e aerossóis.

Como o CFC atua na camada de Ozonio?

Uma única molécula de CFC pode destruir 100 mil moléculas de ozônio. ... Quando um desses gases (CFCl3) se fragmenta, um átomo de cloro é liberado e reage com o ozônio. O resultado é a formação de uma molécula de oxigênio e de uma molécula de monóxido de cloro.

O que são os gases CFCs o que eles causam na atmosfera?

Clorofluorcarboneto (CFC) é qualquer um de uma classe de compostos de carbono, hidrogênio, cloro e flúor, normalmente gases usados em refrigerantes e propulsores de aerossóis. Eles são nocivos para a camada de ozônio na atmosfera da terra devido à liberação de átomos de cloro na exposição à radiação ultravioleta.

Quais são os problemas que o CFCs pode trazer para os seres vivos?

Pode causar efeitos graves para todas as formas de vida A destruição da Camada de Ozônio acontece devido, principalmente, à emissão de clorofluorcarbonos (CFCs), através de um processo catalítico onde o cloro causa a destruição de milhares de moléculas de ozônio.

Quais são os clorofluorcarbonetos?

  • Os clorofluorcarbonetos (CFC) são compostos artificiais que possuem carbono, flúor e cloro em sua estrutura. Eles são compostos pertencentes a função química dos haletos orgânicos que são estruturas que apresentam halogênios ligados à cadeia carbônica .

Por que os clorofluorcarbonos são perigosos?

  • Como os cientistas logo descobriram, as maravilhosas propriedades dos clorofluorcarbonos possuíam um perigo oculto, em grande parte devido ao cloro em sua composição. À medida que os CFCs sobem pela atmosfera, eles são atingidos por raios ultravioletas que causam uma quebra química, liberando o cloro de sua ligação.

Por que os CFCs são tão prejudiciais à camada de ozônio?

  • A razão pela qual os CFCs são tão prejudiciais à camada de ozônio é devido à presença de cloro que faz parte do composto. Os raios solares trabalham para quebrar os CFCs liberados na atmosfera e o cloro, que normalmente não está presente na atmosfera em concentrações muito altas, começa a quebrar a camada de ozônio.

Por que esses gases causam destruição da camada de ozônio?

  • Eles são gasosos e possuem um efeito muito nocivo à camada de ozônio por reagirem com o gás ozônio e transformá-lo em gás oxigênio ocasionando a degradação da mesma. Segundo estudos esses gases contribuem em 14% para a destruição desta camada e isso ocorre conforme a reação abaixo:

Postagens relacionadas: