O que são condições agudas e crônicas em saúde?

Índice

O que são condições agudas e crônicas em saúde?

O que são condições agudas e crônicas em saúde?

As condições agudas podem ser enfrentadas por respostas sociais reativas, episódicas; ao contrário, as condições crônicas convocam necessariamente respostas proativas, contínuas e integradas em redes.

O que são condições de saúde?

As condições de saúde podem ser definidas como as circunstâncias na saúde das pessoas que se apresentam de forma mais ou menos persistentes e que exigem respostas sociais reativas ou proativas, episódicas ou contínuas e fragmentadas ou integradas, dos sistemas de atenção à saúde, dos profissionais de saúde e daspessoas ...

Qual a diferença entre condições agudas e crônicas?

Doença aguda é caracterizada por inicio súbito de evolução rápida e curta duração, já doença crônica apresenta uma progressão lenta e duração prolongada. Um exemplo de doença aguda são as amigdalites, e de doença crônica a hipertensão arterial.

Como se classifica à saúde?

Seguindo essa linha mais abrangente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.

Quais são as condições de saúde?

  • As condições de saúde são divididas em condições agudas e condições crônicas. As condições agudas são aquelas condições de saúde de curso curto, que se manifestam de forma pouco previsível e que podem ser controladas de modo reativo e episódico, mas integrado, e exigindo um tempo de resposta oportuno do sistema de atenção à saúde.

Quais são as condições agudas?

  • As condições agudas, em geral, iniciam-se repentinamente; apresentam uma causa simples e facilmente diagnosticada; são de curta duração; e respondem bem a tratamentos específicos, como os tratamentos medicamentosos ou as cirurgias. Existe, tanto para os médicos quanto para as pessoas usuárias, uma incerteza relativamente pequena.

Qual a importância da atenção às condições agudas?

  • A atenção às condições agudas depende dos conhecimentos e das experiências pro˜ ssionais, fundamentalmente dos médicos, para diagnosticar e prescrever o tratamento correto. Tome-se, como exemplo de condição aguda, uma apendicite. Ela começa rapidamente, com queixas de náusea e dor no abdômen.

Quando ocorre uma doença aguda?

  • Quando uma doença aguda atinge uma pessoa, geralmente o organismo sofre uma fase de deterioração, que pode atingir o nível máximo de danos e sintomas. Após esse período, observa-se um período plateau, em que o organismo normalmente responde ao atendimento e aos medicamentos, entrando em um modo estacionário ou até com leve melhora do quadro.

Postagens relacionadas: