O que são os compostos orgânicos halogenados os principais exemplos?

O que são os compostos orgânicos halogenados os principais exemplos?

O que são os compostos orgânicos halogenados os principais exemplos?

Os haletos orgânicos são hidrocarbonetos que tiveram um ou mais hidrogênios substituídos por halogênios. Alguns compostos desse grupo são o clorofórmio, o DDT e os CFCs. ... Geralmente, os halogênios são representados pela letra X.

O que são compostos orgânicos halogenados e para que são utilizados?

Os haletos orgânicos são substâncias formadas pela junção de um hidrocarboneto com um ou mais halogênios, elementos da família 7A. São substâncias, em sua maioria, tóxicas, sendo utilizadas comercialmente como gás de refrigeração, anestésico e pesticida.

Quais compostos hidrocarbonetos podem ser halogenados?

Compostos Halogenados São compostos orgânicos provenientes dos hidrocarbonetos por substituição de um ou mais átomos de Hidrogênio de um hidrocarboneto por átomos de Halogênios. (Halogênios nome dado aos elementos químicos Flúor, Cloro, Bromo e Iodo). Os derivados halogenados podem ser mono, di, tri, tetra,...

Como são compostos os halogenados e como atuam?

Derivados halogenados dos hidrocarbonetos (ou hidrocarbonetos halogenados) são compostos orgânicos obtidos pela substituição de pelo menos um átomo de hidrogênio de um hidrocarboneto por átomo de halogênio (por isso, compostos derivados), reação essa, denominada halogenação.

O que é um haleto orgânico e como pode ser reconhecido?

Haletos Orgânicos são os compostos de carbono que apresentam halogênios na sua composição. ... São halogênios: flúor, cloro, bromo, iodo, astato e ununséptio. Conforme o número de hidrogênios presentes na sua composição, os haletos orgânicos podem ser classificados em: Mono-haleto - quando o haleto tem apenas um halogênio.

Qual a função dos haletos?

Os haletos orgânicos são muito utilizados como solventes, na fabricação de plásticos, inseticidas e gás de refrigeração. O haleto mais importante usado como solvente é o CCl4, tetracloreto de carbono, muito tóxico. O BHC de fórmula molecular C6H6Cl6 é usado como inseticida.

O que é função Halogenada?

As funções halogenadas, mais conhecidas como haletos orgânicos, são compostos que possuem em sua cadeia carbônica ao menos um átomo pertencente ao grupo dos halogênios, tais como o flúor (F), o cloro (Cl), o bromo (Br) e o iodo (I).

Quais são os compostos halogenados?

Introdução. As funções halogenadas, mais conhecidas como haletos orgânicos, são compostos que possuem em sua cadeia carbônica ao menos um átomo pertencente ao grupo dos halogênios, tais como o flúor (F), o cloro (Cl), o bromo (Br) e o iodo (I).

Qual é o estado físico dos derivados halogenados?

De modo geral, os derivados halogenados são líquidos e com pontos de ebulição próximos dos alcanos de mesma massa molecular.

Quais são os derivados halogenados?

  • Os derivados halogenados são aqueles compostos que possuem um átomo de halogénio; isto é, qualquer um dos elementos do grupo 17 (F, Cl, Br, I). Esses elementos diferem dos demais por serem mais eletronegativos, formando uma diversidade de halogenetos inorgânicos e orgânicos.

Quais são os halogenetos orgânicos?

  • São também conhecidos como haletos ou halogenetos orgânicos. Também conhecidos como haloalcanos ou halogenetos de alquila, são compostos derivados da halogenação de alcanos, ou seja, obtidos pela reação de substituição de pelo menos um átomo de hidrogênio da molécula de um alcano por átomo de halogênio .

Qual o nome do átomo de halogênio?

  • Nome do átomo de halogênio localizado seguido do nome do hidrocarboneto proveniente. Numeram-se os átomos de carbono da cadeia carbônica do composto a partir da extremidade mais próxima do carbono que contém o átomo de halogênio. Outra forma de nomear os derivados halogenados: nome do halogeneto seguido do nome do radical.

Quais são os solventes não-halogenados?

  • Solventes não-halogenados e misturas de solventes Solventes orgânicos não-halogenados comuns devem ser subdivididos nos seguintes grupos: Hidrocarbonetos alifáticos e aciclícos, Hidrocarbinetos aromáticos, Alcoóis, Cetonas, Ésteres, Éteres, e Éterglicóis.

Postagens relacionadas: