Como são classificados os compostos orgânicos?

Índice

Como são classificados os compostos orgânicos?

Como são classificados os compostos orgânicos?

As principais classes são: hidrocarbonetos, alcoóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, éteres, ésteres, aminas, amidas, haletos orgânicos, fenóis, nitrocompostos, nitrilas, ácidos sulfônicos e compostos organometálicos. Além disso, podemos dividi-los em compostos orgânicos naturais ou sintéticos.

Como são classificados os compostos?

Os compostos químicos são divididos em orgânicos e inorgânicos. Todo composto orgânico apresenta carbono na sua composição. Entretanto, alguns compostos como carbonatos e carbetos possuem carbono, mas suas características são de compostos inorgânicos.

Qual a principal característica dos compostos inorgânicos?

  • A principal característica dos compostos inorgânicos é a ausência de carbono na sua composição. Além disso, a maior parte desses compostos apresenta como propriedade física o fato de serem sólidos. Como propriedade química, destaca-se o fato de serem iônicos, o que significa que ganham ou perdem elétrons.

Como são os compostos orgânicos naturais?

  • Os compostos orgânicos naturais são aqueles produzidos pela natureza ao longo dos anos. Por exemplo, o petróleo, um combustível fóssil amplamente utilizado como fonte de energia e matéria-prima. Também são classificados como naturais os carboidratos, as proteínas, os lipídios, etc. Os compostos orgânicos sintéticos são criados em laboratório.

Qual a propriedade química dos inorgânicos?

  • Como propriedade química, destaca-se o fato de serem iônicos, o que significa que ganham ou perdem elétrons. Foi Arrhenius quem propôs o agrupamento dos compostos inorgânicos. Isso foi feito tendo como base a descoberta de componentes que se dissolvem na água dividem-se em partículas eletrizadas, os íons.

Quais são as funções inorgânicas?

  • As principais funções inorgânicas são ácidos, bases, sais e óxidos. Os ácidos são compostos que reagem com as bases, formando sais e água ( neutralização ). Possuem gosto azedo, pH menor que 7 e em solução aquosa se ionizam e originam, com um dos íons, o cátion H +.

Postagens relacionadas: